sábado, 27 de junho de 2009

Participação

Vereador tem participação direta em Audiência


A Câmara Municipal de Ventania organizou , sexta-feira 26, uma Audiência Pública para debater Segurança, Drogas e Violência no município. O evento foi inspirado na Audiência promovida pelo Legislativo de Piraí do Sul e contou com o auxílio, na organização, do vereador Maricelso Ribeiro. A reunião teve aproximadamente 50 pessoas e várias autoridades.

Na oportunidade foram levantados muitos problemas do setor, por todas as autoridades. O vereador Maricelso, que compôs a mesa de debates, também apontou as suas sugestões e propostas a serem desenvolvidas no município. Dentre os vários assuntos, o vereador falou sobre:


- a necessidade de se investir em políticas que valorizem e formem a criança e adolescente.


- deu importância ao trabalho que é desempenhado pelas igrejas tanto católicas quanto às evangélicas, que dão suporte e direcionamento para o indivíduo.


- ressaltou que é preciso que a sociedade construa uma nova mentalidade. Uma cutura de paz e que valorize a vida.



terça-feira, 23 de junho de 2009

Audiência Pública

Autoridades e Cidadãos discutem Segurança, Drogas e Violência



O Centro Administrativo Antônio Fanchin Filho esteve lotado, na última quinta-feira (18), durante a realização da Audiência Pública organizada pela Câmara Municipal de Piraí do Sul. O encontro debateu o assunto “Segurança, Drogas e Violência”, e contou com grande participação de autoridades, entidades e cidadãos piraienses. Ao todo cerca de 200 pessoas acompanharam o debate. O objetivo do evento foi traçar diretrizes para melhorar a questão da segurança pública no município.
.
Participaram do evento várias autoridades e órgãos ligados à segurança, drogas e violência, como: Juíza, Prefeito Municipal, policiais, Conselho Anti-Drogas, Secretarias de Saúde e Educação, representações religiosas, estudantis e entidades ligadas ao assunto. Aproximadamente 30 pessoas fizeram parte mesa de debates.
.
O vereador presidente Maricelso Ribeiro (PC do B), que conduziu o trabalho, deu o tempo necessário, para todos da mesa debater o tema, colocar situações e apresentar propostas. Durante as falas, os participantes destacaram a união entre todos os segmentos da sociedade, como ponto principal para resolver os problemas. Os componentes da mesa colocaram/discutiram muitos assuntos como a necessidade de mais policiais no município, a importância da ação dos movimentos sociais, a necessidade de uma patrulha escolar e a criação de programas para combater o uso de drogas no município.
.
Ao final do trabalho foram traçadas várias propostas pela mesa, como por exemplo: tratar criticamente questões de drogas e da violência; reestruturar o efetivo da polícia militar; Criar um ambiente adequado para detenção de menores; criar medidas sólidas e seguras para restaurar e reeducar um dependente químico. O vereador e presidente da Câmara Maricelso, ficou satisfeito com a participação popular e com o debate entre os representantes. Ele explicou que é preciso pensar em uma nova legislação para atender os interesses da comunidade. “É preciso construir uma nova mentalidade na sociedade com uma cultura de paz e valorização da vida”, fala.

Considerações:

A Juíza de Direito do Município, Dra. Lílian Resende Castanho afirmou que as drogas abrem todo tipo de caminho para a violência. Para ela há duas formas de inibir os problemas das drogas: educação e trabalho. A Juíza propôs que seja realizada, daqui alguns meses, uma nova Audiência para rever os problemas e analisar os resultados que foram obtidos. “O trabalho foi importante para conscientizar a população e propor idéias. Mas o evento não pode ser isolado, precisa ser repetido”. O Tenente Adair Aparecido Zem, Comandante da Polícia Rodoviária de Piraí do Sul, explicou que a participação do cidadão enriqueceu a Audiência de forma grandiosa. “Segurança não é somente trabalho da polícia. É assunto de vários segmentos. Congrega toda a sociedade”, disse.

O Prefeito Municipal, Antonio El Achkar, parabenizou a iniciativa da Câmara Municipal em discutir o assunto e disse que está desenvolvendo ações para melhorar a questão na cidade, como por exemplo, buscando a patrulha escolar para inibir drogas e violência nas escolas. Outra autoridade presente foi o Deputado Estadual Péricles de Mello (PT - Ponta Grossa). O petista ressaltou a união entre os poderes da cidade e colocou-se à disposição do município, para intervir diante da questão. Já a Coordenadora Estadual Anti-Drogas, Sônia Felde Maia, disse que o poder público precisa abrir espaço específico para o combate às drogas lícitas e ilícitas. “É preciso que a comunidade se envolva para construir uma sociedade melhor”, disse.
.

Outro ponto levantado pela mesa foi a importância da família e das igrejas para a formação do cidadão. O senhor Edson Romeros, Consagrado da Comunidade Bethânia (Castro – PR), destacou a importância da formação familiar para o crescimento humano. “Considero a família como a instituição mais importante do mundo para formação do individuo”, disse. Seguindo a mesma idéia, senhor José Carlos Godoy, Coordenador da Pastoral da Sobriedade do município, disse que a família e as representações religiosas são meios fundamentais para resolver o problema. “A Família é um dos pilares. É uma pequena igreja, onde Deus deve ser o centro”. Ainda neste aspecto, o Pastor Ilson Bueno, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), disse que as instituições religiosas realizam um trabalho muito importante, que conscientiza e muda as atitudes de uma pessoa. O Pastor disse que as mudanças precisam começar a partir da atitude de cada um. “Deixou aqui uma pequena reflexão. O que eu estou fazendo para melhorar a questão?”, questionou.
.

Os cidadãos também participaram do debate. O morador Liberti Mainardes, enviou um abaixo-assinado para o presidente da Câmara Municipal. Ele, juntamente com outros moradores, reivindicam o consumo de bebidas e de drogas, além da alta sonorização de veículos nas ruas principais da cidade. Também foi levantada, por outros cidadãos, a questão do uso do craque que instiga pequenos furtos nos empreendimentos da cidade.










quinta-feira, 18 de junho de 2009

Palestra


Quarta-Feira (17) - pela manhã, Palestra no Colégio Estadual Jorge Queiroz Netto (CEJQN), para alunos do Ensino Médio. Na oportunidade foram abordados assuntos sobre Administração Pública, a função do Legislativo e importância da participação do jovem na Política. A Atividade foi promovida pelo Grêmio Estudantil.




terça-feira, 16 de junho de 2009

Participe!



Câmara organiza nova Audiência Pública
.
Após organizar mobilizar a comunidade do Piraí - Mirim, para discutir a Qualidade da Água do bairro, a Câmara Municipal realizará uma nova Audiência Pública. Desta vez o tema será Segurança Pública, Drogas e Violência. O evento ocorrerá no próximo dia 18 de junho (quinta-feira), às 18h30 no Centro Comunitário Gralha Azul.

A idéia de se discutir a política municipal de segurança Pública surgiu de uma reunião com líderes da Ameps (Associação dos Ministros Evangélicos de Piraí do Sul). Na ocasião, os pastores apresentaram o funcionamento do “Projeto Vida”, desenvolvido pela Igreja Presbiteriana de Jaguariaiva. O programa ocorre no Bairro Espigão Alto, há cerca de 40 km da cidade de Piraí do Sul e ajuda pessoas, da região, na recuperação da dependência química. Outro fator que motivou a organização da Audiência foi o tema da Campanha da Fraternidade 2009, que fala exatamente de Segurança Pública.

Para este evento serão convidadas várias autoridades e entidades: juiz, promotor, delegados, policiais, representantes de igrejas católicas e evangélicas, representantes de escolas para tratar os aspectos fundamentais relacionados à segurança pública e drogas. Para o vereador e presidente da Câmara, Maricelso Ribeiro (PC do B) este tipo de trabalho deve ser unificado envolvendo várias denominações. Conforme o presidente é preciso construir uma nova mentalidade em que a comunidade participe ativamente de toda discussão.
.
“É preciso construir uma cultura de paz e valorização da vida. Isso só acontecerá se houver o debate por todos os segmentos da sociedade”, explica

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sessão 15/06/2009


Tribuna: Na sessão desta segunda-feira (15), o Presidente da Câmara, Maricelso Ribeiro, abriu espaço na Tribuna da Casa, para o Pastor Ilson Bueno, presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), para falar sobre o trabalho desenvolvido pela entidade nos últimos anos. Ele fez uso da palavra e mostrou ao Legislativo todos os planos realizados durante sua administração. O Pastor informou ainda, que na próxima semana haverá eleição para a composição da nova diretoria do Conselho. Entretanto, ele explicou que por outros compromissos não concorrerá à reeleição. Segundo Bueno, este período de dedicação rendeu muitos frutos. Ele falou que deixa o CMDCA feliz pelas metas alcançadas.



O presidente, juntamente com os membros da Comissão de Saúde, apresentaram um (01) requerimento.





REQUERIMENTO Nº 048/ 2009.


EXMO SENHOR - ANTÔNIO EL ACHKAR
PREFEITO MUNICIPAL DE PIRAI DO SUL.




MARICELSO RIBEIRO, presidente da Câmara Municipal de Pirai do Sul, Estado do Paraná, TANIA REGINA DÁTOLA DE MELLO, DALNEY JOSÉ MACIEL BUENO e EDSON ANTONIO STARON, membros da COMISSÃO ESPECIAL DE SAÚDE desta Casa de Leis, vem muito respeitosamente à presença de Vossa Excelência, expor e no final requerer o que segue:


No dia 09 de junho de 2009 realizamos no Salão de Festas do Bairro Rural Piraí Mirim, a “I AUDIÊNCIA PÚBLICA da CAMARA MUNICIPAL DE PIRAÍ DO SUL” discutindo a QUALIDADE DA ÁGUA da comunidade.


Esta Audiência Pública foi resultado de informações apresentadas à “Comissão de Saúde da Câmara Municipal”, de que havia contaminação da água em diversos pontos no Bairro Piraí Mirim por COLIFORMES TOTAIS (NMP).


Em 09/06/2009, às 14h 30 min, recebemos do Setor Municipal de Vigilância em Saúde o ofício nº 408/2009 – SEMS/AS, acompanhado de CÓPIA DOS LAUDOS DE IDENTIFICAÇÃO DE AMOSTRA DE ÁGUA REFERENTE AO ANO DE 2008 dos bairros Piraí Mirim, Ressaca, Brotas, Campo do Aterrado e cidade, em resposta ao ofício 035/2009 desta Casa de Leis.


A cooperação técnica entre a Secretaria Estadual de Saúde, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Piraí do Sul, resultou na comprovação de que a água do Bairro do Piraí Mirim não se enquadra nos parâmetros estabelecidos pela Portaria nº 518, de 25 de março de 2004 do Ministério da Saúde, para o consumo humano.


A Constituição Federal determina o direito da sociedade a um ambiente equilibrado com desenvolvimento econômico e social. E prevê, em seu art. 225, que “todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” Com isso, o meio ambiente tornou-se direito fundamental do cidadão, cabendo tanto ao governo quanto a cada indivíduo o dever de resguarda-lo.


Foram convidados para a Audiência Pública todos os órgãos da área de saúde e meio ambiente da cidade. Participaram da mesa: os membros da Comissão de Saúde da Câmara formada pelos vereadores Maricelso Ribeiro (PC do B), Tânia Regina Dátola de Mello (PSDB), Dalney Maciel Bueno (PPS) e Edson Staron (PSB); também os vereadores presentes Alfredo Prestes Milléo (PMDB), Henrique Kusdra (PSDB) e José Pedro Teixeira (PT); o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Isidoro de Moura Filho; o técnico ambiental Rodrigo Pasos Moreira; além do Deputado Péricles de Mello (PT - Ponta Grossa), que esteve representado pelo Chefe de Gabinete, Paulo Cenora. As secretarias da Saúde e Meio ambiente, além da Vigilância Sanitária do Município e SANEPAR infelizmente não compareceram com representantes.


Durante o trabalho, foi relatado pelos moradores que o poço artesiano do bairro não suporta abastecer a comunidade, sendo necessário a captação da água do rio. Porém, qualquer água destinada ao consumo humano deve ser tratada obedecendo as legislações vigentes. A comunidade também levantou a possibilidade de contaminação da água do poço pelo cemitério que fica nas proximidades. Há também uma preocupação dos moradores com o lixo que é jogado a céu aberto, uma vez que pode contaminar o lençol freático.


Diante do exposto, requer se digne Vossa Excelência dar a devida atenção e atender a esta Casa de Leis ao que segue:


1. Que seja instituído o CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE;

2. Que seja instituído o PLANO MUNICIPAL DE RECURSOS HÍDRICOS com a seguinte finalidade:
- Monitoramento da qualidade da água;
- Monitoramento de fertilizantes e agrotóxicos;
- Sistema de informação e divulgação;
- Programa de Educação Ambiental;
- Programa de Ação e Conservação de Solos;
- Recuperação de vegetação nas áreas de preservação permanente;
- Adequação de cultura;
- Tratamento de efluentes de suinocultura e outros;
- Licenciamento ambiental;
- Avaliação Periódica do Plano de Manejo e Gestão;
- Destinação final correta de resíduos sólidos;
- Recarga de Aqüífero e prevenção de assoreamento e recomposição da mata ciliar;
- Recuperação e proteção de nascentes;
- Projeto de fossa familiar.


3. Que seja encaminhado a esta Casa de Leis CÓPIAS DOS LAUDOS DE IDENTIFICAÇÃO DE AMOSTRAS DE ÁGUA REFERENTE AO ANO DE 2009 INCLUINDO OS DEMAIS BAIRROS RURAIS.


4. Que se realizado estudo técnico nos bairros rurais para verificação da necessidade da instalação de POÇO ARTESIANO.

Nestes Termos,

Pede Deferimento.

Piraí do Sul, 15 de junho de 2009.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Audiência Pública

Câmara debate qualidade da água em bairro


Qualidade da Água: este foi o tema da Primeira Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Piraí do Sul. O encontro ocorreu ontem (09), no Salão de festas do bairro Piraí Mirim. O trabalho foi dirigido pela Comissão de Saúde da Casa e esteve lotado com a presença de muitos moradores.
.
A idéia de se realizar uma Audiência para discutir a qualidade da água no Piraí Mirim surgiu dos trabalhos da comissão especial de saúde da Câmara Municipal. Enquanto observavam, em vários pontos, o andamento da saúde na cidade, os membros ficaram cientes de que a água da comunidade estava contaminada, conforme estudos de 2008. Preocupados com a situação, os vereadores tiveram a iniciativa de debater a questão com os setores competentes e moradores do bairro, para evitar futuros danos ao povo.
.
Para a realização da reunião, a Câmara reivindicou, por quase mês, o laudo que apresenta as pesquisas feitas pela UEPG, referentes à qualidade da água na região. Os documentos confirmam contaminação em grande parte do bairro e demonstram uma situação preocupante. Daí a necessidade de orientar a comunidade e traçar metas para resolver o problema.

Foram convidados para a Audiência todos os órgãos da área de saúde e meio ambiente da cidade. Participaram da mesa: os membros da Comissão de Saúde da Câmara formada pelos vereadores Maricelso Ribeiro (PC do B), Tânia Regina Dátola de Mello (PSDB), Dalney Maciel Bueno (PPS) e Edson Staron (PSB); também os vereadores presentes Alfredo Prestes Milléo (PMDB), Henrique Kusdra (PSDB) e José Pedro Teixeira (PT); o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Isidoro de Moura Filho; o técnico ambiental Rodrigo Pasos Moreira; além do Deputado Péricles de Mello (PT - Ponta Grossa), que esteve representado pelo Chefe de Gabinete, Paulo Cenora. As secretarias da Saúde e Meio ambiente, além da Vigilância Sanitária do Município e SANEPAR não compareceram com representante.
.
Durante os debates, todas as instituições representadas apresentaram problemas e discutiram possibilidades. O assessor do Deputado Péricles, Paulo Cenora, parabenizou a Câmara Municipal pela iniciativa e destacou a importância do contato direto entre o Legislativo e comunidade. “Isto mostra que eles (vereadores) estão dando a resposta de trabalho em favor do povo”, disse.
.
Os moradores do bairro ficaram lisonjeados com a presença das autoridades. A moradora Zeneide de Fátima Bueno elogiou e ficou bastante satisfeita com a proposta da Câmara. “O trabalho foi muito bom. Esta é a primeira vez que vereadores chegam até nós”, conta. Ela disse também, que espera que o Legislativo interceda diante dos problemas urgentes no bairro. “Acredito que haverá mudança. Até hoje ninguém se importou com a água no meio rural”, lamenta.
.
O vereador presidente da Câmara, Maricelso Ribeiro ficou feliz com a Audiência e enfatizou a união entre poderes e a comunidade. Ele ainda destacou que o trabalho do atual Legislativo se diferencia por ser democrático. “Esta é uma gestão onde todos têm voz ativa. Aprendemos a trabalhar as diferenças numa união em favor do povo”, diz. O vereador também falou que a câmara realiza o seu papel de legisladora estando próximo da comunidade.
.
A comissão de saúde irá se reunir ainda nesta semana para discutir todos os assuntos levantados na Audiência e assim intervir diante dos órgãos responsáveis buscando sanar todos os problemas de contaminação no bairro.
.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Sessão 08/06/2009

.
Vereadores aprovam Convênio

Em primeira discussão a Câmara aprovou o projeto de parceria entre Hospital Municipal e São Camilo

Na sessão de ontem (08), a Câmara aprovou em primeira votação, o projeto de Lei do Poder Executivo, que cria convênio de mútua cooperação com a Beneficência Camiliana do Sul. O documento transfere a administração do Hospital Municipal – Santo Antônio, num período de dez anos. A votação teve seis votos a favor e dois contrários à proposta da Prefeitura. O projeto ainda terá mais duas votações.
.
O São Camilo administra o Hospital Municipal desde o início do ano. A princípio foi criado um contrato de 90 dias. Em abril, a Prefeitura fez um novo decreto, prorrogando o prazo para mais três meses. Neste período, os vereadores criaram uma comissão de saúde e estão utilizando o tempo para estudar e ver quais serão as mudanças na saúde do município.
.

Na última sexta-feira (05), os vereadores fizeram uma reunião informal na Câmara, com o diretor do São Camilo, Édio Rosset. Na oportunidade, houve a leitura de cada artigo do Projeto de Lei, para o esclarecimento de todas as dúvidas relacionadas à terceirização do Hospital. Conforme o presidente Maricelso Ribeiro (PC do B), o encontro foi essencial para deixar claro todos os aspectos na votação do Projeto. “Esta é uma nova forma de trabalho, onde todos os vereadores discutem ponto a ponto o documento e esclarecem tudo com os responsáveis”, explica.
.

O presidente Maricelso acredita que o convênio é uma mudança necessária para o município. Segundo Ribeiro, a saúde deve ser separada dos interesses políticos na cidade. “Nada mais correto que profissionais de saúde tratem das questões da saúde, voltado para o bem estar do ser – humano”.
.

Conforme o presidente, a saúde está muito prejudicada. Um dos motivos é a não implantação do Programa Saúde da Família pela administração anterior. Outro ponto negativo é que nos últimos anos a rede básica foi afetada, com fechamento dos postos nos bairros e na cidade. Isto, conforme o vereador deixou tudo centralizado no Hospital Municipal.
Votaram contra o Projeto, os vereadores Dalney Maciel Bueno (PPS) e Alfredo Prestes Milléo (PMDB).


UTILIZAÇÃO DA TRIBUNA: O presidente Maricelso Ribeiro apresentou o requerimento 047/2009 onde solicita a concessão de área industrial para uma empresa madeireira, no Distrito Industrial III - Seminário. Desta forma, o vereador abriu espaço na Tribuna da Câmara para que o representante Josmar Maciel de Souza reivindicasse a utilização do barracão para a sua indústria. Souza pediu o terreno abandonado, uma vez que sua empresa gera 15 empregos iniciais e está pagando aluguel a terceiros.

MORADORES: Outro fator importante da reunião foi novamente a grande participação da comunidade. Muitos estiveram para acompanhar o requerimento 047/ 2009 do vereador Maricelso e também para a votação do projeto 018/ 2009 (Convênio Hospital).





REQUERIMENTO Nº 047/2009.


EXMO SENHOR - ANTÔNIO EL ACHKAR - PREFEITO MUNICIPAL DE PIRAI DO SUL.


MARICELSO RIBEIRO, presidente da Câmara Municipal de Pirai do Sul, Estado do Paraná, vem muito respeitosamente à presença de Vossa Excelência, expor e no final requerer o que segue:

No Distrito Industrial III – Seminário, a empresa madeireira DUALPLAC INDUSTRIAL LTDA, após defrontar com crise financeira paralisou os trabalhos abandonando barracão e máquinas a mais de um ano, sendo que mais ou menos 10 (dez) empregados ainda têm vínculo empregatício com a empresa;

A empresa madeireira DUALPLAC INDUSTRIAL LTDA havia adquirido a concessão do uso da empresa madeireira CIKEL BRASIL VERDE LTDA;

O abandono pode ser comprovado pelas fotos em anexo e pelos ex-funcionários que ajuizaram ação na Justiça do Trabalho;

A empresa MACIEL INDUSTRIA E COMÉRCIO DE MADEIRAS LTDA – CGC nº 10.443.673/0001-70 possui Alvará de Funcionamento através da Inscrição Municipal nº 001.002.4202-y desde 05/11/2008 e proporciona 15 (quinze) emprego iniciais e desenvolve suas atividades em forma de arrendamento de terceiros, e pleiteia a concessão da referida área industrial;

Diante do exposto requer:


1- Tomar as devidas providências para que a empresa MACIEL INDUSTRIA E COMÉRCIO DE MADEIRAS LTDA tenha direito a concessão do uso da área industrial que foi abandonada pela empresa madeireira DUALPLAC INDUSTRIAL LTDA;

2- Que o que se requer seja o mais breve possível considerando que a referida empresa está em plena atividade, gera 15 (quinze) empregos iniciais e está pagando aluguel a terceiros;

3- Que seja considerado que o contrato de locação da empresa MACIEL INDUSTRIA E COMÉRCIO DE MADEIRAS LTDA com terceiros encerra em 60 (sessenta) dias.

Nestes Termos,
Pede Deferimento.
.
Piraí do Sul, 08 de junho de 2009.

terça-feira, 2 de junho de 2009

II Encontro Nacional de Vereadores do Brasil

.

O vereador e Presidente da Câmara Municipal de Piraí do Sul, Maricelso Ribeiro, participou nos dias 27 a 29/05, em Brasília – DF, do “II Encontro Nacional de Vereadores do Brasil - A Integração do Vereador no Congresso Nacional”. O evento contou com a presença marcante de parlamentares de expressão nacional, que fizeram questão de ressaltar o verdadeiro papel do vereador como agente social. Numa concorrida solenidade de abertura, a União de Vereadores do Brasil – UVB conseguiu reunir quase 600 vereadores das mais variadas regiões do País, que discutiram a integração do vereador dentro do processo político legislativo.

Numa parceria UVB e Controladoria Geral da União – CGU foi lançada oficialmente a cartilha “O Vereador e a Fiscalização dos Recursos Públicos Municipais”. O livro visa orientar os vereadores sobre seu papel de fiscalizador das aplicações dos recursos públicos e assim aprimorar, de forma técnica, a atuação do poder legislativo municipal no controle da gestão de tais recursos.

A abertura do II Encontro de Vereadores foi prestigiada pelo secretário-executivo da CGU, Luiz Navarro, e toda diretoria da UVB, além dos Deputados Federais Roberto Brito (PP-BA), Osmar Serraglio (PMDB-PR), Emilia Fernandes (PT-RS), Alfredo Kaerfer (PSDB-PR) e Pompeu de Mattos (PDT-RS). Na oportunidade o senador Aluizio Mercadante (PT-SP) palestrou sobre o “Processo de Integração do Mercosul”.

A programação contou com várias palestras. O Deputado Federal Antonio Mendes Thame (PSDB-SP) falou sobre “Municipalismo e Credibilidade da Câmara no Voto Aberto”; o Ministro Roberto Mangabeira Unger tratou da “Crise Financeira – Reflexos e Oportunidades”; O Deputado Federal Colbert Martins (PMDB-BA) discorreu sobre a “ Lei 11.445 - Política Nacional de Saneamento Ambiental” e sobre ”Executivo e Legislativo - Agentes Promotores do Desenvolvimento”.


Morador usa Tribuna

.
Durante a sessão (01/05), o presidente Maricelso Ribeiro abriu espaço na Tribuna da Câmara para que o cidadão José Valmir de Oliveira, representante do Bairro Campo do Aterrado, explicasse um sério problema da região. Os moradores, que compareceram em grande número na sessão desta segunda, reclamam a paralisação de uma obra relacionada à distribuição de água para a comunidade.
.
Histórico: Conforme Valmir, em 2001 eles reivindicaram a construção de um poço artesiano para abastecer a região. No início de 2005, houve a perfuração do poço no bairro. Na seqüência foram enviados os canos e a caixa d’ água. Também foram realizadas as ligações elétricas e painel de ligação da bomba de sucção do poço artesiano. Boa parte disso foi feito com ajuda dos próprios moradores. Entretanto, conforme o cidadão, no final do ano passado as construções foram paralisadas pela administraçao anterior, e os materiais (caixa d’ água e canos) retornaram ao pátio da Prefeitura Municipal.
.
Segundo Valmir, nos últimos meses a comunidade tem passado por dificuldades com a falta de água na região. No início deste ano, os moradores se reuniram com a Secretaria do Meio Ambiente, mas ainda não conseguiram receber a garantia para a continuação da obra. Desta maneira, eles querem entender o motivo da paralisação, a previsão para o término e o que levou o retorno dos materiais para a Prefeitura.
.
O representante da comunidade, explicou que os cidadãos estão esperando o benefício há bastante tempo. “Nós já tivemos muita paciência. Mas os moradores estão dispostos a se unir e resolver em mutirão o problema”, disse. Ele lamentou a demora para o término do poço, uma vez que parte das construções foi realizada com auxílio dos próprios moradores. Valmir agradeceu o espaço e pediu a colaboração dos vereadores. “Pedimos apoio da Câmara para intervir diante desta necessidade”.
.
Após a fala do morador, Maricelso convidou o Prefeito Antonio "Toto" El Achkar, que acompanhava a sessão, para também usar a Tribuna e assim esclarecer a situação aos moradores. Toto parabenizou os cidadãos e disse que tem conhecimento do problema. O Prefeito explicou que em breve irá solucionar a dificuldade. “O que a administração anterior demorou anos pra resolver, nós iremos solucionar em meses”, argumentou.
.
Depois das explanações, o vereador Maricelso Ribeiro colocou em votação o Requerimento Nº 046/2009, sobre a questão do bairro, e foi aprovado por unanimidade entre os presentes.
.



.


REQUERIMENTO Nº 046/2009.
.
EXMO SENHOR - ANTÔNIO EL ACHKAR
PREFEITO MUNICIPAL DE PIRAI DO SUL.
.
MARICELSO RIBEIRO, presidente da Câmara Municipal de Pirai do Sul, Estado do Paraná, vem muito respeitosamente à presença de Vossa Excelência, expor e no final requerer o que segue:
.
Na gestão 2001/2004 a comunidade reuniu-se e foi em busca do poço artesiano para abastecimento da água da comunidade do bairro Campo do Aterrado; No início do mandato 2005/2008 foi perfurado o poço artesiano, que caiu no esquecimento; Na seqüência a comunidade conquistou o padrão de luz e painel de ligação da bomba de sucção do poço artesiano; No final da gestão 2005/2008 vieram os canos e caixa d’ água para atender a comunidade para o andamento das obras, que em sua maioria foi feita através de mutirão.
.
Posteriormente, para surpresa de todos, a caixa da água retornou ao pátio da prefeitura, sendo que em dezembro de 2008 as obras foram paralisadas;
.
Diante do exposto requer:
.
1-Tomar as devidas providências para que a comunidade tenha acesso à água com urgência, sendo que pela morosidade na execução das obras em sua maioria estão sem água;
.
2-Seja esclarecido qual motivo da paralisação e morosidade na conclusão da obra;
.
3-Sejam esclarecidos os reais motivos do retorno ao pátio da prefeitura do painel de ligação da bomba e da caixa d’água;
.
4-Seja-nos informada qual a previsão da conclusão da obra, considerando que se passaram mais de oito anos.
.
Nestes Termos,
Pede Deferimento.
.
Piraí do Sul, 01 de junho de 2009.
.

INDICAÇÃO Nº 115/ 2009.


O vereador signatário, no uso da atribuição que lhe confere o Regimento Interno, levando em consideração que existem redutores de velocidade, do tipo lombada, DESGASTADOS e DETERIORADOS dificultando o trânsito na Avenida David Federman e Ruas Izidoro Doin e José Fanchin, INDICA ao Prefeito Municipal, que determine, através da Secretaria responsável, reparos nas lombadas, beneficiando a toda a população que transita por estas ruas. Seguem em anexo fotos do local, para comprovação da veracidade da situação.


Piraí do Sul, 01 de junho de 2009.


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Deputado se encontra com moradores

.
No último sábado, dia 30, o Deputado Estadual Péricles de Mello (PT – Ponta Grossa) esteve na Câmara Municipal de Piraí do Sul. O petista se reuniu com jovens da Vila Dalcol, time de futebol do bairro, onde entregou uma série de materiais esportivos (bolas e uniformes). O encontro foi promovido pelo vereador, presidente da Câmara, Maricelso Ribeiro (PC do B).

Durante a visita, os jovens colocaram todas as necessidades relacionadas ao futebol no bairro. A principal reclamação foi em relação ao campo de futebol da Vila, que se encontra encoberto pelo mato e sem condições da prática esportiva. Conforme os atletas, o lugar sempre foi referência de lazer para as crianças. Por estar desativado, muitos jovens estão pelas ruas, buscando descontração com outras atividades.

Alem de reivindicar, os moradores também pediram apoio ao Deputado para a realização de torneios na cidade. Péricles colocou-se à disposição e prometeu ajudará os jovens na organização de um campeonato.

Outras questões relacionadas à saúde e orçamento do município fizeram parte da discussão com os moradores.
.