quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Câmara aprova 'Lei Seca'

.
O Legislativo de Piraí do Sul aprovou, em única votação, o Projeto de Lei Nº. 032/2009 que prevê a implantação do regime de ‘Lei Seca’ no município. O objetivo da matéria é disciplinar a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos da cidade. O projeto, de co-autoria do vereador Maricelso Ribeiro (PC do B), com todos os vereadores, complementa a lei 778 de 1988 (de autoria do ex-vereador Elias Mainardes) . O documento foi aprovado na sessão do dia 24 de agosto, por unanimidade de votos.
.
A idéia é criar um novo hábito para o consumo de bebidas alcoólicas no município. As aglomerações nas ruas centrais da cidade, com atos de violência e com alta sonorização de veículos, tem gerado muitas reclamações dos moradores, que já enviaram alguns documentos pedindo providências ao Poder Legislativo, em relação à perturbação do sossego. Consumir bebidas em praças e calçadas é uma prática muito comum entre os jovens piraienses, principalmente nos finais de semana. Desta forma, a lei visa criar um ambiente saudável nas ruas, para que todos os cidadãos tenham tranqüilidade e segurança. Na terça-feira, o projeto de Lei foi encaminhado para apreciação e sanção pelo prefeito Antonio El Achkar, Toto.
.
Com a lei em vigor a pessoa só poderá ingerir o álcool dentro dos bares e lanchonetes. Os pontos comerciais deverão cumprir uma regra. Internamente todo estabelecimento precisa colocar o seguinte enunciado: “é proibido o consumo de bebidas alcoólicas fora dos limites deste estabelecimento em logradouros públicos (Conforme Lei Municipal nº. 788/1988, arts. 64-A e seguintes)”.
.
Para o presidente da Câmara Municipal Maricelso Ribeiro (PC do B), a lei será mais uma ferramenta na busca pela paz e da proteção da sociedade como um todo. Conforme o vereador, grande parte das ocorrências policiais vem do excesso do consumo de álcool, que acontece em lugares públicos. De acordo com ele, a matéria é muito importante, pois atende os interesses da maioria da comunidade no que se refere a segurança pública. “Todo cidadão tem direito de ir e vir em lugares públicos, de forma tranqüila e segura”, explica.
.
Ribeiro, que esteve à frente na formulação da proposta, argumenta que o álcool é uma droga legal, que muitas vezes leva o indivíduo ao contato com outras drogas, as ilegais. Ele entende que a parceria entre os poderes será fundamental, para que a lei seja cumprida com êxito no município. “A lei será mais bem aplicada se houver união os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) em conjunto com a sociedade”.
.
- “Essa será a nossa única chance de mudar os rumos da nossa sociedade” - vereador Maricelso.

Sessão 24/08/2009

.
A sessão da última segunda-feira (24) foi bastante movimentada. Votação e Aprovação de cinco Projetos.
Vereador Maricelso Ribeiro apresentou 5 REQUERIMENTOS – 1 INDICAÇÃO – 1 MOÇÃO DE APLAUSO E RECONHECIMENTO.

MOÇÃO

O vereador Maricelso Ribeiro apresentou “Moção de Aplauso e Reconhecimento” aos Policiais Rosdaniel José Vieira dos Santos, Ronaldo Mello dos Anjos e Sedineu Bueno da Luz. O vereador destaca o trabalho desenvolvido pelos PM’s no combate ao tráfico de drogas no município. A moção foi aprovada por unanimidade.

Na próxima sessão o vereador entregará o Certificado para os Policiais.


CLUBE DOS CORREDORES


Outro fato importante da sessão foi à grande presença de representantes do Clube de Corredores de Piraí do Sul. Eles acompanharam a entrega da Moção de Congratulações e Aplausos, ao Professor Acácio Pucci Junior (conhecido popularmente como “Catito”), pela vereadora Tânia Dátola de Mello (PSDB). Na oportunidade a vereadora distribui certificados e doou uma bicicleta para o clube.




.
Apresentação de várias propostas ao Prefeito Municipal através de requerimentos e indicações
.
REQUERIMENTO Nº 060/2009.


ANTÔNIO EL ACHKAR - PREFEITO MUNICIPAL DE PIRAI DO SUL.
.
MARICELSO RIBEIRO, presidente da Câmara Municipal de Pirai do Sul, Estado do Paraná, vem muito respeitosamente à presença de Vossa Excelência, expor e no final requerer o que segue:
.
A Lei Federal nº 9.787/1999, estabelece que as prescrições médicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, obrigatoriamente deverão adotar a Denominação Comum Brasileira[1] (DCB) ou, na sua falta, a Denominação Comum Internacional [2](DCI).
.
Assim, requer ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, que determine que os Postos de Saúde e o Hospital São Camilo, sigam o dispositivo legal fazendo constar em suas prescrições médicas o princípio ativo do medicamento, bem como seja encaminhado aos profissionais de saúde da Rede Básica e Hospital São Camilo à relação de medicamentos que se encontram a disposição da população piraiense. Da mesma forma seja encaminha a esta Casa de Leis a relação dos referidos medicamentos.
.
Nestes Termos, Pede Deferimento.
.
Piraí do Sul, 24 de agosto de 2009.
.

REQUERIMENTO Nº 061/2009.


EXMO SENHOR - ANTÔNIO EL ACHKAR - PREFEITO MUNICIPAL DE PIRAI DO SUL.
.
No inicio do mês vigente foi encaminhado ao Poder Executivo Municipal o requerimento nº 051/2009, de autoria do requerente que pretende o seguinte:

1. Alinhamento, patrolamento, rede de esgoto, iluminação pública e calçamento ou asfalto nas ruas do Bairro Itibere;

2. Em atendimento aos interesses públicos de ZONA ESPECIAL DE INTERESSE SOCIAL – ZEIS proceda à devida e justa desapropriação área suficiente que possa atender a abertura de rua que ligue a Rua Diamira Fanchin com a Rua Sinhá Mussurunga, abertura de rua que respeite os limites de terrenos pertencentes à senhora Maria Lori Telles e demais famílias vizinhas e construção da quadra poli esportiva e praça.

3. Em caráter de urgência sejam tomadas as providências para o esgotamento das fossas localizadas nos terrenos da Srª Maria Lori Telles e demais famílias vizinhas.

4. Seja verificada a legalidade da cerca construída às margens da Rua Diamira Fanchin, a qual, suspeita-se, esteja desrespeitando os limites de recuo estabelecidos pela legislação municipal; e em caso de ser comprovada a irregularidade, sejam tomadas as providências cabíveis.
.
O referido requerimento foi respondido através do oficio nº 336/2009, do Poder Executivo Municipal.
.
Assim, serve o presente para reiterar o oficio nº 051/2009 requerendo a Vossa Excelência que verifique a legalidade da cerca construída às margens da Rua Diamira Fanchin.
.
Nestes Termos, Pede Deferimento.
.
Piraí do Sul, 24 de agosto de 2009.
.
.
REQUERIMENTO Nº 062/2009.
.
.
EXMO SENHOR - ANTÔNIO EL ACHKAR - PREFEITO MUNICIPAL DE PIRAI DO SUL.
.
No inicio do mês vigente foi encaminhado ao Poder Executivo Municipal o requerimento sobre a cessão a empresa de terreno destinado a construção do Centro de Eventos, o referido requerimento foi respondido através do oficio nº 422/2009, do Poder Executivo Municipal.
.
Levando-se em conta a resposta do procurador jurídico do Município, requer seja analisado a possibilidade de ser enviado a esta casa de Leis, Projeto de Lei de Cessão de parte do terreno a empresa Madeireira Vezaro, por tempo determinado ou até que seja solicitada a devolução pelo município, tendo em vista que a empresas tem contribuído com o desenvolvimento do município de Pirai do Sul.
.
Nestes Termos, Pede Deferimento.
.
Piraí do Sul, 24 de agosto de 2009.
...
.
REQUERIMENTO Nº 063/2009.
.

EXMO SENHOR - ANTÔNIO EL ACHKAR - PREFEITO MUNICIPAL DE PIRAI DO SUL.
.
A Lei Complementar Federal nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), estabelece que deverá ter incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão do Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e orçamentos, afim de assegurar a transparência da gestão fiscal.
.
Porém até a presente data as Audiências Públicas destinadas a estes fins não foram realizadas por precaução a epidemia da “GRIPE A”.
.
Assim como não há tempo hábil para a realização de audiências públicas e levando-se em conta o risco de contaminação da gripe terem diminuído, requer ao digníssimo senhor Prefeito Municipal, que realize SEMINÁRIO para discussão do Plano Plurianual – PPA, da Lei Orçamentária Anual – LOA e Lei de Diretrizes Orçamentária - LDO, convocando representantes de diversos segmentos da sociedade, os Secretários Municipais, bem como os membros desta Casa de Leis.
.
Nestes Termos, Pede Deferimento.
.
Piraí do Sul, 24 de agosto de 2009.
..
.
INDICAÇÃO Nº 138/2009
..
EXMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL - ANTONIO EL ACHKAR
.
Em atendimento a reivindicação de diversos cidadãos piraienses da NECESSIDADE DE PONTO DE TAXI nas proximidades do Hospital São Camilo, Indica ao chefe do Poder Executivo que providencie urgente estudo e viabilidade técnica e jurídica para atendimento do que se indica.
.
Sendo o que se apresenta para o momento renovamos nossos protestos de estima e consideração.
.
Piraí do Sul, 24 de agosto de 2009.
...
.
REQUERIMENTO Nº. 059/2009.
.
..
EXMO SENHOR - ANTONIO EL ACHKAR - PREFEITO MUNICIPAL
.
MARICELSO RIBEIRO, presidente da Câmara Municipal de Piraí do Sul, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara Municipal, após ouvido o plenário, vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, expor, para requerer, ao final, na forma que segue:
.
Considerando o grande número de animais abandonados no município de Piraí do Sul, a disseminação de doenças e a perturbação do sossego.
.
Considerando que os animais abandonados atrapalham o fluxo de veículos nas ruas e causam acidentes. Além disso, avançam em pedestres além de espalharem o lixo doméstico em frente às residências. Levando em consideração os constantes maus tratos que estes animais sofrem;
.
Considerando, que o problema tornou-se uma questão de saúde pública municipal;
.
Considerando que no mês de junho/2009 iniciaram os trabalhos da “Associação de Proteção ao Animal Abandonado de Piraí do Sul – APAAPS” - CNPJ 10.986.747/0001-14, que têm entre seus principais objetivos: zelar pelo bem estar físico e psicológico dos animais; informar, esclarecer e educar a população a fim de criar uma cultura de respeito com os bichos; criar e executar mecanismos de controle da proliferação dos cachorros de rua; além participar da formulação de políticas públicas de proteção aos animais;
.
Considerando que a “Associação de Proteção ao Animal Abandonado de Piraí do Sul – APAAPS” busca estimular parceria e diálogo entre os diferentes segmentos da sociedade, sem finalidade lucrativa e sem recursos próprios;
.
Considerando que a referida Associação formulou proposta de lei a ser encaminhada ao Executivo Municipal para devida apreciação e análise, que institui o Programa Permanente de Controle Populacional de Cães e Gatos do Município de Piraí do Sul.
.
Requer mui respeitosamente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, através de seus secretários e assessores:
.
Que seja instituído o “Programa Permanente de Controle Populacional de cães e gatos do Município de Piraí”;
.
Estudo e viabilidade técnica para que o referido Projeto de Lei, em anexo, esteja incluído no Plano Pluri Anual – PPA (2010-2013), Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO (2009) e Lei Orçamentária Anual – LOA (2010).
.
Nestes Termos, Pede Deferimento
.
Piraí do Sul, 17 de agosto de 2009.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Encontro Uvepar


Nos dias 19 a 21 de agosto aconteceu o 1º Encontro Estadual sobre Empreendedorismo nas Câmaras Municipais, promovido pela Uvepar (União dos Vereadores do Paraná), em Curitiba, PR. O encontro serviu para o lançamento do Guia do Vereador Empreendedor, publicado em parceira com o Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná), com o apoio do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) e do Grupo Uninter.

Na oportunidade também houve a cerimônia de posse da Nova Diretoria da Uvepar, eleita para um mandato de dois anos. O evento reuniu algumas das maiores lideranças políticas do Estado: o Vice-Governador Orlando Pessuti (PMDB), o Senador Osmar Dias (PDT), o Prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), e ainda a Presidente do Diretório Regional do PT, Gleisi Hoffmann.

O Vereador e presidente da Câmara Maricelso Ribeiro (PC do B) esteve presente no evento. Ele foi eleito para fazer parte da nova diretoria da Uvepar.

Empreendedorismo:

O vereador Maricelso Ribeiro acredita que Câmara Municipal de Piraí do Sul está adiantada em relação ao tema “Empreendedorismo”. Isto porque o Legislativo Piraiense promoveu uma discussão, no mês de julho, sobre a Lei Geral da Microempresa com contadores, micros empresários e Secretários Municipais. “Através do debate conseguimos melhorar o Projeto de Lei que veio do Executivo”, concluiu.

Sobre o assunto, a Deputada Estadual Rosane Ferreira (PV), disse os municípios estão diminuindo cada vez mais, pois a população está buscando emprego nas grandes cidades. Ela destacou a importância do papel do vereador enquanto empreendedor, em se preocupar com o desenvolvimento, a geração de emprego e renda, para que o indivíduo tenha condições de viver em sua cidade.

Já o vice-governador Orlando Pessuti comentou, na abertura oficial do encontro, que "o Guia do Vereador Empreendedor é uma mostra de que é possível buscarmos, na sociedade, parcerias de qualidade entre o setor público e o privado. Os legisladores municipais não podem e não devem se limitar ao seu gabinete. Esta publicação é uma prova de que os vereadores do Paraná caminham nesta direção e buscam oferecer o melhor à sociedade".

A presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann, disse que o Guia mostra a preocupação dos vereadores de se qualificar. "Isso proporciona maior representatividade aos legisladores municipais e prova que, juntos, fazemos a diferença".


Executivo + Legislativo

Outro assunto discutido no Encontro foi a relação entre Poder Executivo e Legislativo. Todos os políticos e palestrantes enfatizaram que Executivo precisa cada vez mais ter uma relação de respeito e moderação com seus vereadores. O papel do vereador foi enaltecido através das falas dos políticos:

“...o senador Osmar Dias disse que a representação dos vereadores é de extrema importância para a comunidade. "Meu suplente é um ex-vereador, o Jorge Bernardi. Os vereadores são o elo mais próximo das pessoas e podem contribuir significativamente com sugestões para a melhoria da segurança, da saúde e de tantas outras áreas vitais para o desenvolvimento do estado", afirmou. Por este motivo, o senador criticou o projeto, em tramitação no Congresso Nacional, que reduziu o número de vereadores, e convidou os legisladores municipais a participar da elaboração de um projeto de desenvolvimento para o Paraná”.

“... O prefeito de Curitiba, Beto Richa, destacou o papel dos vereadores no desenvolvimento dos municípios e no fortalecimento da representatividade popular. "O prefeito que compartilha sua gestão com os vereadores ganha maior representatividade", comentou. Beto também elogiou o lançamento do Guia. "Os vereadores são os representantes de cada comunidade, os defensores dos interesses da população e, na medida em que se unem em torno de um objetivo importante, como é a capacitação, irão exercer melhor seus mandatos, apresentar melhores projetos e a população sai ganhando", avaliou”. (Fonte: Uvepar)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Escola recebe cobertura para a quadra

.
A quadra esportiva da Escola Estadual Prof. Leandro Manuel da Costa (Piraí do Sul) deve ganhar, em breve, uma cobertura. A informação foi transmitida pelo Deputado Estadual Péricles de Mello (PT - Ponta Grossa), em entrevista à rádio local (Rádio Brotas – AM). Segundo o petista, ontem (11), houve a autorização da abertura de licitação para início das obras. O deputado acredita que em três ou quatro meses a construção esteja terminada.
.
A conquista é resultado da mobilização do Deputado Péricles em parceria com o vereador e presidente da Câmara de Piraí do Sul, Maricelso Ribeiro (PC do B). A cobertura da quadra da Escola Leandro, a princípio, não estava nos projetos do governo. Entretanto, após a audiência entre o deputado, o vereador e representantes estaduais, eles conseguiram contemplar a instituição com o benefício.

A escola Leandro é um das mais antigas e tradicionais da cidade. A cobertura da quadra esportiva é um velho desejo de diretores e educadores. Nos últimos quatro anos, a direção tem se empenhado muito pelo benefício. Conforme a diretora da escola, Rodmara Jayme Queiróz, a cobertura será muito importante para as atividades com os alunos. “A estrutura irá facilitar o trabalho dos professores especialmente nas atividades físicas. Além disso, será um espaço a mais para reuniões e outros eventos”, destacou.

O Deputado Péricles parabenizou a Escola pela conquista e disse que está entusiasmado com o trabalho desenvolvido em Piraí do Sul. “A escola merece. Fiquei muito feliz com a notícia”, afirmou. O vereador Maricelso enalteceu o trabalho em parceria com o governo e também ficou muito satisfeito com a notícia. “A reivindicação atende um desejo antigo de todos”, comemora.

Audiência: O Deputado Péricles destacou ainda uma reunião solicitada por ele, com o Presidente da Sanepar, Sr. Stênio Jacob. O objetivo será buscar soluções e agilidade nas obras de Rede de Esgoto do município de Piraí do Sul. A reunião atende ao pedido do vereador Maricelso através dos últimos requerimentos apresentados.




Deputado visitou a Escola Leandro no mês de abril

Sessão 10/08/2009

.
Apresentação de 1 Requerimento e 2 Indicações.
.
REQUERIMENTO Nº 058/2009.

ADEMIR QUINTINO DA FONSECA
GERENTE DA UNIDADE REGIONAL DA SANEPAR DE TELÊMACO BORBA
TELÊMACO BORBA – PARANÁ
C/C ao Ministério Público

MARICELSO RIBEIRO, presidente da Câmara Municipal de Piraí do Sul, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara Municipal, após ouvido o plenário, vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, expor, para requerer, ao final, na forma que segue:
.
De acordo com o teor contido no requerimento nº 056/2009, em anexo, desta Casa de Leis, encaminhado ao Diretor Presidente da SANEPAR, Sr. STENIO JACOB acompanhado de fotos, em anexo;
.
Considerando que constantes serviços de reparos realizados por EMPREITEIRAS da SANEPAR, têm ocasionado transtorno à população pelo fato do CALÇAMENTO ou ASFALTO ficar danificado por um período longo de tempo, dificultando o trânsito e pondo em risco de morte os transeuntes.
.
Diante dos fatos expostos, requer de Vossa Senhoria, esclarecimento e providências, sobre o que segue:
.
Cópia de contrato firmada entre o Município de Piraí do Sul e SANEPAR;
CRONOGRAMA DE OBRAS da SANEPAR para o município de Piraí do Sul com informações de projetos com demonstrativos incluindo os bairros, vilas e ruas que serão beneficiados;
3. Em caráter de urgência sejam tomadas as providências para o esgotamento das fossas localizadas nos terrenos das moradias do Bairro JARDIM MANOEL IZIDORO e Bairro ITIBERÊ;
4. Em caráter de urgência urgentíssima sejam tomadas as providências cabíveis para CONSTRUÇÃO DE FOSSA COMUNITÁRIA no Bairro JARDIM MANOEL IZIDORO, até que seja efetivada pela SANEPAR a Rede de Esgoto;
Agilidade e responsabilidade para com as obras de recuperação que necessitem danificar calçamento ou asfalto;
Quanto a SANEPAR arrecadou nos últimos 10 (dez), e desta arrecadação quanto foi investido no Município de Piraí do Sul?
Que seja providenciado um funcionário para realizar o quarto turno da 00:00 h as 06:00 h, em virtude da Estação de Tratamento ficar em pleno funcionamento no tratamento da água com cloro e flúor sem a permanência ninguém de plantão nesse horário.
.
Nestes Termos,
Pede Deferimento.
.

Piraí do Sul, 10 de agosto de 2009.





.
INDICAÇÃO Nº 133/2009
.
Em atendimento à reivindicação dos moradores da Rua Castro, na qual se pode comprovar nas residências nºs 74, 77 e 84, conforme fotos em anexo, que FOSSAS ESTÃO CHEIAS e precisam ser esgotadas imediatamente, por causa do mau cheiro e proliferação de ratos e baratas que comprometem a saúde da pessoa humana, especialmente crianças e idosos. Indica ao chefe do Poder Executivo que providencie urgente atendimentos ao que se indica, além da AQUISIÇÃO DE MAIS UM ESGOTADOR DE FOSSA para atender a grande demanda que necessita desse serviço.
.
Piraí do Sul, 10 de agosto de 2009.
.
.
INDICAÇÃO Nº. 127/2009
.
A Rua Prefeito José Rolim de Moura, Bairro Jardim Fidelis Maciel, nas proximidades do Auto Posto Moreira, está em péssimas condições uma vez que o asfalto encontra-se desgastado e deteriorado. A quantidade de buracos prejudica o tráfego dos veículos, causa danos materiais e transtornos aos moradores. Em dias de chuvas, o acúmulo da água e do barro torna a rua fica intransitável, conforme pode ser demonstrado nas fotos em anexo. Diante do fato, INDICO ao chefe do Poder Executivo, através do setor responsável, que tome as devidas providências para restauração do anti-pó trazendo bem-estar aos moradores e prevenindo futuros acidentes.
.
Piraí do Sul, 10 de agosto de 2009.
.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Lei da Microempresa é aprovada

A Câmara de Piraí do Sul aprovou, por unanimidade de votos, a Lei Geral Municipal nesta segunda-feira (03). O projeto institui o tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e as empresas de pequeno porte no âmbito do Município, em conformidade das normas gerais previstas no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte instituído pela Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006. A matéria tem como proposta regulamentar a função de muitas pessoas que vivem na informalidade. Busca também ser um instrumento de desenvolvimento com a criação de emprego e renda.

Reunião discute Projeto

Na semana passada (28 de julho), a Câmara Municipal de Piraí do Sul promoveu uma reunião para discutir a proposta, com a participação de especialistas ligados ao tema. O encontro ocorreu no Auditório da Prefeitura e contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas, entre contadores, representantes do município e empresários. O debate resultou na reformulação da matéria, que foi adequada à realidade do Município.

Ao analisar a complexidade do assunto, o vereador e presidente da Câmara Maricelso Ribeiro, resolveu convocar uma reunião para discutir a proposta com técnicos, microempresários e interessados da área. O debate serviu para esclarecer as dúvidas e informar as mudanças ao Legislativo. “Muito importante debater e esclarecer o assunto com todos, para errarmos e/ou acertarmos juntos”, defendeu.



A reunião foi conduzida pelo contador e advogado Alcimar de Jesus Amaral. Ele explicou vários artigos e previu como eles funcionariam na prática. Conforme o contador, alguns dos pontos estavam incoerentes e inadequados à realidade da cidade. Outros contabilistas manifestaram opiniões e fizeram questionamentos. As principais dúvidas estiveram relacionadas às novas atribuições na função dos contadores, caso o projeto se torne lei.



Para Alcimar, a reunião foi bastante importante uma vez que as pessoas que trabalham com contabilidade e os pequenos empresários tomaram conhecimento do documento e apresentaram suas propostas. “Foi uma importante mobilização, já que os contadores estão diretamente ligados ao projeto”, analisou. Ainda conforme Alcimar, as adequações que serão realizadas são de caráter técnico, para que o documento seja votado em conformidade com a Lei Federal.

Benefícios do Projeto

A consultora jurídica do Sebrae, Sandra Porto, disse que o projeto pretende ser um instrumento de desenvolvimento para o pequeno empresário, com a criação de emprego e renda. Para isso, busca uma série de regulamentações para auxiliar e facilitar sua função. “O grande benefício é criar um ambiente favorável para o crescimento dos pequenos e microempresários”, argumentou. Segundo ela, o projeto pretende regulamentar a função de muitas pessoas que trabalham na informalidade. “É um projeto que facilita. Busca simplificar e livrar o pequeno empresário da burocracia”.

O contador Alcimar acredita que a proposta tem vários pontos positivos, como a regulamentação do pequeno empresário além do incentivo à criação de empregos. “É uma proposta que faz as adequações necessárias e inclui o microempreendedor na formalidade”, finalizou.


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Reunião movimentada

.
Muitos assuntos marcaram a volta dos trabalhos da Câmara Municipal de Piraí do Sul, neste segundo semestre. A reunião (segunda-feira 03 de agosto) foi bastante movimentada com duração de aproximadamente três horas. Em pauta foram apresentados sete projetos de leis, oito requerimentos além de nove indicações. O auditório esteve completamente tomado com a presença da comunidade piraiense.
.
Os assuntos que mais chamaram a atenção dos moradores (representantes do bairro Itiberê e Jardim Manoel Izidoro) foram as propostas elaboradas pelos vereadores, especialmente os requerimentos do vereador Maricelso. Os documentos reivindicam uma série de benfeitorias para os bairros, como melhorias nas estradas e soluções para esgoto a céu aberto. Sobre este assunto, o vereador solicitou um cronograma de obras da Sanepar, com datas para início e término das obras, bem como as regiões que serão beneficiadas.
.
O presidente encaminhou um requerimento ao Deputado Péricles de Mello (PT – Ponta Grossa), para que represente o município perante o Diretor da Sanepar, solicitando urgência da causa. Na reunião de ontem, o assessor do político, Paulo Cenora, esteve presente na sessão. Ele recebeu o documento e, usando a Tribuna da Câmara, disse que o deputado estará lutando pela causa piraiense.

Apresentação de Projeto

.
Projeto de Lei Nº 032/ 2009, de autoria do vereador Maricelso Ribeiro, visa disciplinar o consumo de álcool na cidade de Piraí do Sul.

O documento foi apresentado na sessão da Câmara Municipal (segunda-feira), com a seguinte súmula: Altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal nº 778/1988, disciplinando a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais e logradouros públicos, e dá outras providências.
.
A questão principal é a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos, como avenidas, praças e calçadas. Este projeto complementa uma que já existe no município. Para o vereador Maricelso Ribeiro, a matéria é muito importante, pois atende os interesses da maioria da comunidade no que se refere a segurança pública. Ainda conforme ele, grande parte das ocorrências vem do excesso do consumo de álcool, que ocorre em lugares públicos.
.
Maricelso defende a parceria entre os poderes, para que a lei seja cumprida com êxito no município:
- “A lei será mais bem aplicada se houver união os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) em conjunto com a sociedade”, acredita.
.
O documento será discutido e votado num prazo de 23 dias.

Sessão 03 /08/ 2009

Apresentação de oito requerimentos, três indicações e um Projeto de Lei.



REQUERIMENTO Nº 055/2009.


EXMO SENHOR.
ANTÔNIO EL ACHKAR - PREFEITO MUNICIPAL DE PIRAI DO SUL


MARICELSO RIBEIRO, Vereador - Presidente da Câmara Municipal de Piraí do Sul – Paraná, no uso de suas atribuições que lhe é conferida pela Constituição Federal e do Regimento Interno desta Casa de Leis, depois de ouvido o plenário, vêm respeitosamente à presença de Vossa Excelência, através do presente, expor, para requerer, ao final, o que segue:

Considerando, que o terreno destinado ao “Centro de Eventos”, localizado nas proximidades do “Distrito Industrial III”, que faz divisa com a “Madeireira Vezaro e Pista de Motocros”, foi embargado pelo Instituto Ambiental do Paraná – IAP;

Considerando, que a “Madeireira Vezaro” esta alugada para a empresa “Maciel Indústria e Comércio de Madeiras”, que necessita de mais espaço de terreno para “secagem de madeira”,

Requer mui respeitosamente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, através de seus secretários e assessores:

a) Cessão por “tempo determinado” de 100mx200m de terreno localizado na divisa da “Madeireira Vezaro e Pista de Motocros” á empresa “MACIEL INDUSTRIA E COMÉRCIO DE MADEIRAS”, para finalidade de “secagem de madeira”,

b) A referida cessão poderá ser finalizada automaticamente com doação de área à empresa INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MADEIRAS, que atualmente esta sob a tutela da empresa desativada DUAL PLAC LTDA.

Nestes Termos,
Pede Deferimento.

Piraí do Sul, 03 de agosto de 2009.









REQUERIMENTO Nº 054/2009.


EXMO SENHOR.
ANTÔNIO EL ACHKAR


MARICELSO RIBEIRO, Vereador - Presidente da Câmara Municipal de Piraí do Sul – Paraná, no uso de suas atribuições que lhe é conferida pela Constituição Federal e do Regimento Interno desta Casa de Leis, depois de ouvido o plenário, vêm respeitosamente à presença de Vossa Excelência, através do presente, expor, para requerer, ao final, o que segue:

SABRINA DRIDIK FIATCHOVSCK, 9 (nove) anos de idade, não ter mobilidade nas pernas, utiliza cadeira de rodas para se locomover, mora no final da Rua Alfredo Moreira – sem saída. Todo mês tem consulta médica fora do município, tendo que ficar esperando no ponto de saída predeterminado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A menina SABRINA é mais uma entre tantas situações que nos faz refletir e reiterar o requerimento de nº 22, de 30 de março de 2009, desta Casa de Leis, diante da necessidade urgente de dar solução aos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS que relatam a dificuldade de Transporte Fora do Município – TFD – realizados com o micro-ônibus, tais como:
1. O micro-ônibus que teria capacidade para 16 (dezesseis) lugares, foi alterado para 24 (vinte e quatro) lugares na gestão anterior, conhecido popularmente de MEIA BUNDA. Tal alteração comprometeu o bem estar dos pacientes que ficam mal acomodados por mais oito horas no interior do veículo, numa viagem até a capital paranaense. Sendo ainda que não possui bagageiro para acomodar a cadeira de rodas de SABRINA, sacola ou bolsa;
2. O micro-ônibus é do ano de 2005 apresentando constantemente problemas mecânicos, sendo que passa a maior parte do tempo na oficina para reparos;
3. A terceirização do serviço de Transporte Fora do Domicílio – TFD custa aos cofres públicos em torno de R$ 800,00 (oitocentos reais) por dia.

É dramática a situação enfrentada pelos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS em relação ao Transporte de Pacientes Fora do Domicílio – TFD.

Diante do fato, solicitamos mui respeitosamente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, através de seus secretários e assessores:

a) Aquisição de um veículo maior e com poltronas com mais espaço para os pacientes, com bagageiro para transporte de cadeira de rodas, carrinho para bebê, mala, etc;

b) Atenção especial e agilidade na aquisição do referido veículo em virtude da necessidade do atendimento, que requer economicidade e eficiência, além do respeito ao ser humano que deve ter todo administrador público.

Nestes Termos,
Pede Deferimento.

Piraí do Sul, 03 de agosto de 2009.



REQUERIMENTO Nº 053/2009

EXMO SENHOR - ANTÔNIO EL ACHKAR - PREFEITO MUNICIPAL DE PIRAI DO SUL.

O Vereador que este subscreve, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara Municipal, após ouvido o plenário, vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, expor, para requerer, ao final, na forma que segue:

1.- CONSIDERANDO A LEI MUNICIPAL Nº 1680/2009, de 18 de fevereiro de 2009, expedido por Vossa Excelência, regulamentando o TRANSPORTE ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO da sede do município até as cidades de Castro, Ponta Grossa, Jaguariaíva e Arapoti;
2.- CONSIDERANDO que havendo a disponibilidade de vagas, poderão ser atendidos estudantes matriculados em outros cursos;
3.- CONSIDERANDO que o estudante beneficiado deverá prestar no mínimo 10 (dez) horas mensais de serviço voluntário ao Município de Piraí do Sul em conformidade com a convocação do Poder Executivo, na sua área de atuação.


Requer mui respeitosamente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, através de seus secretários e assessores, o seguinte esclarecimento:

1. Qual ou quais empresas participaram da licitação, e destas qual ou quais foram as empresas vencedoras para realização do transporte estudantil universitário?
2. Qual empresa será responsável pelo transporte estudantil universitário da sede do município até as cidades de Castro, Ponta Grossa, Jaguariaíva e Arapoti?
3. Quantos ônibus serão utilizados para atender a demanda dos estudantes universitários para as referidas cidades?
4. Qual o critério é utilizado para garantir acesso ao benefício da referida lei e quem é a pessoa responsável pelo controle desse acesso e benefício?
5. Havendo a disponibilidade de vagas para benefício de estudantes matriculados em outros cursos, qual o critério utilizado para acesso a esse benefício e qual é a pessoa responsável para acesso ao referido benefício?
6. Qual a forma de convocação dos estudantes para cumprimento das 10 (dez) horas mensais de serviço voluntário ao município de Piraí do Sul na sua área de atuação, bem como isso se dará nos casos que o estudante trabalha de segunda a sexta-feira em horário comercial?
7. Quanto custará aos cofres públicos do município o transporte estudantil universitário no segundo semestre de 2009?
8. Sendo a lei num primeiro momento destinada para beneficiar estudantes universitários, seja fornecida a esta Casa de Leis relação nominal de estudantes por universidade, cidade e identificação do ônibus que os transporta, bem como relação nominal de estudantes de outros cursos beneficiados.


PEDE E ESPERA DEFERIMENTO,

Piraí do Sul, 03 agosto de 2009.

REQUERIMENTO Nº 052/2009

EXMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL - ANTONIO EL ACHKAR
C/C ao Ministério Público
.
MARICELSO RIBEIRO, Vereador - Presidente da Câmara Municipal de Piraí do Sul – Paraná, no uso de suas atribuições que lhe é conferida pela Constituição Federal e do Regimento Interno desta Casa de Leis, depois de ouvido o plenário, vêm respeitosamente à presença de Vossa Excelência, através do presente, expor, para requerer, ao final, o que segue:
.
Considerando a indignação dos moradores do Bairro JARDIM MANOEL IZIDORO que convivem diariamente com alagamento das fossas que correm nas ruas com dejetos de “esgoto a céu aberto”, conforme comprovação nas fotos, em anexo;
.
Considerando que nos dias de sol é insuportável o mau cheiro exalado pelo esgoto a céu aberto que corre nas ruas, totalmente prejudicial à saúde do ser humano;
Considerando, que na Rua Paulo Roberto Ertel e adjacentes há constante queda de energia elétrica causando transtorno a vida dos moradores;
Considerando o Estatuto da Cidade, Lei Nacional nº 10.257, de 10/07/2001, que reconhece e qualifica o DIREITO ÀS CIDADES SUSTENTÁVEIS como um dos direitos fundamentais da pessoa humana, da concretização dos direitos humanos na cidade através da garantia "do direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações." (artigo 2º, I)
Considerando, finalmente, que é dever do Gestor Público Transformar a periferia em bairros com qualidade de vida, com acesso a infra-estrutura, saneamento, serviços, paisagismo, lazer e diversidade de uso.
.
Requer ao chefe do Poder Executivo as devidas providências urgentes para atender, o seguinte:
.
1. Alinhamento, patrolamento, cascalhamento, calçamento ou asfalto nas ruas do Bairro Jardim Manoel Izidoro;
2. Cronograma de Obras da SANEPAR para transparência da previsão do início e término das obras de Rede de Esgoto;
3. Em caráter de urgência sejam tomadas as providências para o esgotamento das fossas localizadas nos terrenos das moradias do Bairro Jardim Manoel Izidoro;
4. Em caráter de urgência urgentíssima sejam tomadas as providências cabíveis para CONSTRUÇÃO DE FOSSA COMUNITÁRIA, até que seja efetivada pela SANEPAR a Rede de Esgoto.
5. Finalmente, que seja providenciado junto a COPEL mais um TRANSFORMADOR DE ENERGIA ELÉTRICA nas proximidades da Rua Roberto Ertel para sanar a constante queda de energia.
.
Neste Termos,
Pede Deferimento.


Piraí do Sul, 03 de agosto de 2009.

.

.

.

REQUERIMENTO Nº 051/2009
EXMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL - ANTONIO EL ACHKAR
C/C ao Ministério Público
.
MARICELSO RIBEIRO, Vereador - Presidente da Câmara Municipal de Piraí do Sul – Paraná, no uso de suas atribuições que lhe é conferida pela Constituição Federal e do Regimento Interno desta Casa de Leis, depois de ouvido o plenário, vêm respeitosamente à presença de Vossa Excelência, através do presente, expor, para requerer, ao final, o que segue:
.
Considerando o Abaixo Assinado de moradores do Bairro Itiberê, encaminhado ao subscritor da presente, que relatam problemas enfrentados pela comunidade que tiveram a Rua Diamira Fanchin cercada por proprietário de terreno urbano, sem respeitar os limites de ruas e calçamento; valeta aberta para escoamento d’água inacabada; cerca que adentra os limites de terrenos de terceiros impedindo inclusive o esgotamento de fossas; e inviabilidade no uso do “campinho de futebol” da comunidade.
Considerando o Estatuto da Cidade, Lei Nacional nº10.257, de 10/07/2001, que reconhece e qualifica o DIREITO ÀS CIDADES SUSTENTÁVEIS como um dos direitos fundamentais da pessoa humana, da concretização dos direitos humanos na cidade através da garantia "do direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações." (artigo 2º, I)
Considerando o uso socialmente justo e ambientalmente sustentável da terra, sendo a área urbana prioritária para construção habitacional e comercial, que deve ser seguido pelo Plano Diretor Municipal;
Considerando que é dever do poder público municipal garantir a Função Social da Propriedade e da Cidade regulando e controlando o desenvolvimento urbano através de políticas territoriais que visem priorizar a produção social do habitat em observância aos interesses sociais, culturais e ambientais coletivos sobre os individuais;
Considerando o princípio norteador da regulação pública sobre o direito de propriedade urbana, visando a garantia do direito da população, em atenção a função social da cidade que deve assegurar a democratização do território, espaços de poder, de produção e de cultura garantindo o bem estar de seus habitantes;
Considerando, finalmente, que é dever do Gestor Público Transformar a periferia em bairros com qualidade de vida, com acesso a infra-estrutura, saneamento, serviços, paisagismo, lazer e diversidade de uso.

Requer ao chefe do Poder Executivo as devidas providências urgentes para atender, o seguinte:

1. Alinhamento, patrolamento, rede de esgoto, iluminação pública e calçamento ou asfalto nas ruas do Bairro Itibere;

2. Em atendimento aos interesses públicos de ZONA ESPECIAL DE INTERESSE SOCIAL – ZEIS proceda à devida e justa desapropriação área suficiente que possa atender a abertura de rua que ligue a Rua Diamira Fanchin com a Rua Sinhá Mussurunga, abertura de rua que respeite os limites de terrenos pertencentes à senhora Maria Lori Telles e demais famílias vizinhas e construção da quadra poli esportiva e praça.

3. Em caráter de urgência sejam tomadas as providências para o esgotamento das fossas localizadas nos terrenos da Srª Maria Lori Telles e demais famílias vizinhas.
.

Neste Termos,
Pede Deferimento.

.
Piraí do Sul, 03 de agosto de 2009.

.
.


REQUERIMENTO Nº 050/2009

EXMO SENHOR - ANTÔNIO EL ACHKAR
PREFEITO MUNICIPAL DE PIRAI DO SUL.
O Vereador que este subscreve, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara Municipal, após ouvido o plenário, vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, expor, para requerer, ao final, na forma que segue:
.
1.- CONSIDERANDO O DECRETO MUNICIPAL Nº 127/2009, expedido por Vossa Excelência, regulamentando o horário de funcionamento de Secretarias Municipais e fixando o horário de atendimento até às 17h30min.

2.- CONSIDERANDO que existem um grande número de servidores públicos universitários, que estudam em outros municípios, a saber Ponta Grossa, Jaguariaíva, Arapoti e Castro.

3 – CONSIDERANDO que tais servidores necessitam do transporte universitário, sendo que tem horário de saída de Piraí do Sul, a partir das 16h50min.

4.- CONSIDERANDO que a ausência de Universidades e Faculdades de ensino Superior em Piraí do Sul, torna imperioso o deslocamento dos referidos servidores públicos para outros centros, com a finalidade de aperfeiçoamento para o exercício da função pública que exercem.

5- CONSIDERANDO que não existe Lei Municipal que discipline horário de Trabalho especial para os servidores públicos universitários, muito embora haja tolerância, por parte de determinadas Secretarias.
ISTO POSTO, fazendo uso da analogia, dos seguintes Fundamentos Legais:

1. § 3º do Art. 6º do Decreto nº 1.590, de 10/08/95 (D.O.U. 11/8/95).

2. Art. 98, § 1º, da Lei nº 8.112, de 11/12/90 (D.O.U. 12/12/90), com alterações dadas pela Lei nº 9.527 /97 (D.O.U. 11/12/97) e pelo art. 1º da Lei nº 11.314 de 03/07/2006 (D.O.U. 04/07/2006).

3. Ofício nº 30 /2002-COGLE/SRH/MP de 25/2/2002.

4. Ofício nº 109/2002-COGLE/SRH/MP, de 16/05/2002.

5. Parecer nº 161/1991 – DRH/DAF.

6. Estatuto dos Funcionários Públicos de São Paulo (Lei 8.989/79) , art. 175 , § 2° , regulamentado pelo Decreto n°. 17.244/81 (alterado pelos decretos n°. 24146/87 e 24.245). Pelo previsto no Estatuto, o estudante universitário poderá entrar até uma hora mais tarde ou sair até uma hora mais cedo da hora marcada para o inicio ou fim do expediente normal de trabalho.

Oferece este para a seleta e respeitosa consideração de Vossa Excelência, para que ATRAVÉS DE DECRETO REGULAMENTE O HORÁRIO DE TRABALHO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS UNIVERSITÁRIOS, ADEQUANDO SUA JORNADA DE TRABALHO ATÉ ÀS 16h00min.
.
ATENCIOSAMENTE,
PEDE E ESPERA DEFERIMENTO,
Piraí do Sul, 03 agosto de 2.009

.
REQUERIMENTO Nº 049 e 056/2009 (mesma redação)

.
EXMO SENHOR. - PÉRICLES DE HOLLEBEN MELLO - DEPUTADO ESTADUAL e
STENIO JACOB - DIRETOR PRESIDENTE DA SANEPAR
C/C ao Ministério Público
.

MARICELSO RIBEIRO, presidente da Câmara Municipal de Piraí do Sul, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara Municipal, após ouvido o plenário, vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, expor, para requerer, ao final, na forma que segue:
.
De acordo com Lei Municipal nº 489 de 27 de outubro de 1981, num CONTRATO DE 30 (TRINTA) ANOS, que encerra em 27 de outubro de 2011, autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder com exclusividade à Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, exploração dos sistemas de abastecimento de água potável e coleta e remoção de esgotos sanitários, respeitando o Art. 7º, que determina no perímetro urbano que os loteamentos sejam autorizados pelo Poder Executivo desde que incluam Redes de Água e Esgoto, cujos projetos deveriam ter sido previamente aprovados pela SANEPAR.
.
O Bairro Jardim Manoel Izidoro é integrante do Programa de Obras da SANEPAR e AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO que destina R$ 177.000,00 (cento e setenta e sete mil reais) para dar condições técnicas de atendimento com CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA 2 (EEE-2) com capacidade para 3 l/s e LINHA DE RECALQUE 2 ((LR2) em tubos de PEAD diâmetro de 90 mm e extensão de 320 m. Sendo assim, não há como conceber a morosidade da obra que nunca saiu do papel.
.
Durante o mês de outubro de 2008 por iniciativa popular foi requerido ao representante do Ministério Público local que tomasse providências sobre a gravidade e deficiências da FALTA DE REDE DE ESGOTO na maioria dos bairros do município de Piraí do Sul.
.
Nos Autos 308/2006 consta o Pedido de Providências no qual é Requerente o Ministério Público e Requerido a SANEPAR e o Município de Piraí do Sul. Em Audiência realizada em 29/10/2008, as 14h 30min no Fórum desta Comarca, foi incluída a problemática da FALTA DE REDE DE ESGOTO nos bairros do município de Piraí do Sul, conforme citação que segue.
.
BAIRRO TRÊS SANTAS:
a)- O PROCESSO DE LOTEAMENTO do BAIRRO 3 SANTAS – DECRETO MUNICIPAL Nº 589/98, não atendeu aos princípios constitucionais. Continua faltando Rede de Energia Elétrica em algumas ruas, além do bairro ser desprovido de REDE DE ESGOTO;
.
BAIRRO JARDIM SÃO LOURENÇO:
a)- Houve irresponsabilidade e descaso do não cumprimento da lei vigente que trata de loteamentos. Continua faltando Regularização dos terrenos e o bairro é desprovido de REDE DE ESGOTO.
.
VILA NOSSA SENHORA APARECIDA:
a)- Mais um caso de irresponsabilidade e descaso do não cumprimento da lei vigente que trata de loteamentos. O bairro conta com água e LUZ, sendo que em algumas ruas não tem REDE DE ENERGIA ELÉTRICA, sendo que o bairro é desprovido de REDE DE ESGOTO.
b)- Na Rua Dr. Wilson Dias dos Reis que dá acesso à referida vila existe um NOVO LOTEAMENTO, que além da continuidade da Rua Alfredo Moreira (beco sem saída) que faz divisa com a mesma vila é desprovida de REDE DE ESGOTO. Sendo, necessária ainda a CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO;


VILA SANTA TEREZINHA:
a)- Desprovida de REDE DE ESGOTO em todas as ruas, sendo necessária ainda a CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO.


JARDIM BENEVENUTO ANTUNES DALCOL
a)- Parte do bairro é desprovida de Rede de Esgoto, principalmente nas proximidades do rio.

BAIRRO ITIBERÊ:
a)- A maioria das ruas é desprovida de REDE DE ESGOTO.

BAIRRO JARDIM PRIMAVERA:
a)- Parte do bairro é desprovido de REDE DE ESGOTO, além da falta de CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO;

JARDIM FIDELIS MACIEL:
a)- Maioria das ruas é desprovida de REDE DE ESGOTO


JARDIM MANOEL IZIDORO:
a)- A totalidade das ruas é desprovida de REDE DE ESGOTO;

As ruas Cesar Laudário de Mello e adjacentes, somadas a Rua Claudia Petrobelli Mongruel e ruas adjacentes (becos sem saída) são desprovidas de REDE ESGOTO, além de rua no final do Conjunto Habitacional Victor Cioffi que é desprovida de REDE DE ESGOTO.

Em data de 29 de outubro de 2008, foram ouvidos em juízo os representantes da SANEPAR e então prefeito municipal Dr. Valentim Zanello Milléo, ocasião em que a SANEPAR se comprometeu a apresentar um CRONOGRAMA DE OBRAS, no prazo máximo de 30 (trinta) dias. Sendo, que até a presente data tal determinação judicial não foi cumprida.
É sabido apenas que os problemas de ausência de rede de esgoto, fornecimento de energia elétrica, irregularidades de terrenos, canalização de córregos, persistem em nossa comunidade, conforme algumas fotos, em anexo.
Sendo assim, requer A Vossa Excelência que nos represente perante o Diretor Presidente da SANEPAR para que nos forneça um CRONOGRAMA DE OBRAS, bem como dados em números de quantas residências sofrem com ausência de rede de esgoto, canalização de córrego e água tratada, no município de Piraí do Sul.

Nestes Termos,
Pede Deferimento.


Piraí do Sul, 03 de agosto de 2009

Indicações



INDICAÇÃO Nº 120/2009

EXMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL - ANTONIO EL ACHKAR

.

MARICELSO RIBEIRO, Vereador - Presidente da Câmara Municipal de Piraí do Sul – Paraná, no uso de suas atribuições que lhe é conferida pela Constituição Federal e do Regimento Interno desta Casa de Leis, vêm respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, através do presente, expor o que segue:

.

Em atendimento a abaixo assinado de moradores da continuação da Rua Alfredo Moreira – sem saída, encaminhado ao subscritor da presente, onde relatam os moradores que enfrentam dificuldades para se locomoverem na referida via, principalmente em dias de chuvas, demonstrado a necessidade de cascalhamento da via que não ocorre a quase oito anos, comprovado pelas fotos em anexo. Indica ao chefe do Poder Executivo que providencie urgente o alinhamento, patrolamento, cascalhamento, e calçamento ou massa asfáltica, bem como a rede de esgoto na continuidade da Rua Alfredo Moreira – sem saída.

.

Piraí do Sul, 03 de agosto de 2009

.






INDICAÇÃO Nº 119/2009

.

Diante do fato do município de Piraí do Sul “não contar” com ÁREA RESERVADA para DEPÓSITO DE ENTULHOS. Sendo que o lote de terreno pertencente ao Sr. João Taques Betin é utilizado constantemente como depósito de entulhos pela comunidade, com anuência do proprietário, situado na Rua Gumercindo Sguário. Indica ao chefe do Poder Executivo que regularize o terreno do Sr. João Taques Betin como DEPÓSITO DE ENTULHOS PROVISÓRIO por tempo determinado, sem ônus para o município, em troca do serviço de terraplanagem com máquinas da prefeitura, para finalidade que se propõe.

.

Piraí do Sul, 03 de agosto de 2009.

.

.

INDICAÇÃO Nº 118/2009
.
EXMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL - ANTONIO EL ACHKAR

.

Em atendimento a reivindicação do Sr. Dionísio Almeida Ferraz, morador da Rua Martin Luther King, nº 130, Vila SÃO PEDRO, onde relata que a galeria fluvial está em nível bem abaixo do nível da rua. Indica ao chefe do Poder Executivo que providencie urgente estudo e viabilidade técnica para alinhamento, nivelamento, patrolamento, cascalhamento, e calçamento ou massa asfáltica da referida rua em benefício da comunidade local.

.

Sendo o que se apresenta para o momento renovamos nossos protestos de estima e consideração.

.

Piraí do Sul, 03 de agosto de 2009.
.