domingo, 25 de abril de 2010

Tribuna

Presidente da LVPR utiliza Tribuna




O Presidente da Liga de Voleibol do Paraná (LVPR), Hélio Saldanha Junior, usou a Tribuna da Câmara na reunião da última segunda-feira (19). O intuito do professor foi expor os trabalhos desenvolvidos pela entidade, que é instalada em Piraí do Sul. No decorrer de sua fala o presidente fez um breve histórico da formação da instituição e os benefícios aos jovens paranaenses.

Conforme Saldanha a Liga é uma das entidades mais fortes e atuantes dentro do voleibol paranaense, reconhecida também em vários estados brasileiros. Além de promover competições, desenvolve palestras e cursos para profissionais da área. “Hoje a Liga se tornou referencia dentro do esporte no estado do Paraná”. Ainda de acordo com ele, a LVPR, além de revelar atletas, contribui para a formação do caráter do jovem.

Conforme o Professor, a entidade trouxe bastante visibilidade na modalidade para o município. “Atualmente a Liga de vôlei paranaense é associada à Piraí do Sul”. Ele lamentou, por outro lado, a possibilidade da instituição deixar de ser sediada na cidade, por existir outros centros interessados. “O trabalho contribui para a formação e qualidade de vida do jovem piraiense”, defende.

.





quarta-feira, 21 de abril de 2010

Educação Física

.
No último domingo, 18, profissionais e acadêmicos de Educação Física de Piraí do Sul estiveram reunidos para uma Palestra com o Professor Antonio Eduardo Branco, Presidente do CREF9/PR (Conselho Regional de Educação Física do Paraná). O evento ocorreu na Câmara de vereadores e serviu para explicar as atividades e funções da entidade. Além disso, foram discutidas as áreas de atuação do profissional, as principais dificuldades e lutas da classe.
.
.O encontro ocorreu pela inicitiva do Professor Josias Carneiro de Piraí do Sul e contou com a presença do vereador Maricelso Ribeiro. Na ocasião o vereador falou sobre a importância do investimento no esporte e da importância da parceria (Governo Estadual e Federal) para atingir bons resultados.
..
.

domingo, 18 de abril de 2010

Regularização Fundiária

Legislativo é impedido de discutir Regularização Fundiária

Audiência Publica da Câmara é cancelada a pedido da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) subseção de Castro

A Câmara Vereadores de Piraiense foi impedida de realizar Audiência Pública sobre Regularização Fundiária, no último dia 14 (quarta-feira). O cancelamento foi determinado através da liminar concedida pela Juíza de Direito de Piraí do Sul, Dra. Lílian Resende Castanho, após uma ação formulada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) subseção de Castro. O evento ocorreria às 19h00 no salão do Rotary Club. Inúmeras pessoas, entre autoridades, representantes de bairros e população em geral compareceram ao local.

A medida do Poder Judiciário atendeu a ação cautelar com pedido de liminar da OAB, em atendimento ao pedido dos advogados de Piraí do Sul, que se sentiu prejudicada pela realização do trabalho. Os advogados argumentaram que o Legislativo não poderia convocar Audiência Pública, e que tal iniciativa seria de competência exclusiva do Executivo. Da mesma forma, a classe disse que a Câmara poderia favorecer os responsáveis pela palestra do evento (empresa de Engenharia, que trabalha com Regularização Fundiária) na captação de clientes.

Conforme o Presidente da Câmara, vereador Maricelso Ribeiro (PC do B), a intenção da Câmara era realizar um debate para dar ponta-pé inicial, na questão da regularização das propriedades irregulares em Piraí do Sul. Segundo Ribeiro, a abordagem do tema seria inédita no município e não tinha objetivo de favorecer nenhum grupo. “A idéia era apenas discutir o assunto. Não haveria favorecimento, pois o mercado é livre”, respondeu.

Segundo o vereador, apesar do cancelamento da reunião, existe grande intenção de discutir futuramente a questão e legalizar de uma vez as irregularidades. “A idéia não acabou. O que mais vale é um grama de atitude do que uma tonelada de um discurso vazio”, defende.


Muitos moradores comparecem no local da Audiência


A comunidade Piraiense compareceu em grande número para acompanhar a reunião promovida pela Câmara. Pelas redondezas do Rotary Club, vários cidadãos esperaram a abertura do local para participarem do evento. Estiveram presentes moradores de regiões como, Jardim São Lourenço, Jardim Benevenuto Dalcol, Jardim Primavera, Conjunto Victor Cioffi, Cristo Redentor, Vila Paraná, Bairros Rurais, além de regiões centrais. Somado a elas vieram Presidentes de associações e de Sindicatos, além Autoridades do Poder Legislativo de Tibagi.

O vereador Maricelso compareceu no Rotary Clube para comunicar o cancelamento da Audiência Pública, onde apresentou a decisão emitida pela Juíza de Piraí do Sul. A respeito da presença da comunidade, o edil elogiou a participação e o empenho de todos na busca pela regularização das localidades. “Destacamos a presença em massa da população. Pudemos sentir nas pessoas a necessidade e a vontade de legalizar suas propriedades”.
.

.....................................Maricelso comunica cancelamento ao público

...............................Moradores do Jardim Primavera compareceram ao evento

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Câmara Mirim

Legislativo inicia projeto “Vereador Mirim”


A Câmara de vereadores de Piraí do Sul iniciou nesta semana, o Cadastramento das Escolas e o Registro de Candidaturas dos alunos que irão participar do Programa “Vereador Mirim”. Nos últimos dias, o Legislativo entrou em contato com as diretorias das instituições de ensino do município para encaminhar ficha de cadastros e outros documentos relacionados ao projeto. O estudante poderá se inscrever do dia 09 até o dia 20 de abril. A eleição para composição do Pequeno Legislativo será em 28 de maio e a posse dos vereadores Mirins será no dia 10 de junho.


>> Objetivos:

O projeto visa envolver estudantes em um ambiente de discussão para que eles apontem sugestões nas questões importantes da cidade. Inicialmente a Câmara será composta por nove vereadores mirins, sendo três vagas reservadas a alunos de 5ª e 6ª série, três para alunos de 7ª e 8ª e outras três para estudantes do Ensino Médio.

A função do pequeno vereador será apresentar proposições que visem à melhoria da qualidade de vida da comunidade piraiense, relativa à educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, segurança pública e outros assuntos de interesse público. As sessões da Câmara Mirim serão realizadas mensalmente, tendo como local o plenário do Poder Legislativo do Município.

>> Processo Eleitoral

O processo de escolha dos Vereadores Mirins será através de eleição, mediante voto direto e secreto. Poderão participar como eleitores, os alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e estudantes do Ensino Médio, com idade até 15 anos dos estabelecimentos de ensino públicos e particulares da cidade.

A campanha será desenvolvida internamente nas escolas, nos dez dias anteriores à realização da eleição, priorizando-se o debate e exposição de idéias. Será proibida a atuação de partidos políticos, o uso de símbolos, logotipos, siglas e outras formas que possam identificar a influência partidária.
.
Conforme o vereador Maricelso Ribeiro (PC do B), presidente da Câmara e autor do Projeto, nas próximas semanas os vereadores piraienses visitarão as escolas para incentivar as crianças sobre o tema. Da mesma forma, ele disse que a instalação do Pequeno Legislativo terá apoio de instituições importantes, como o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa. “É fundamental a participação das Escolas e o incentivo dos diretores para que os alunos façam parte deste importante programa”.

Audiência Pública



A Câmara de Vereadores de Piraí do Sul promove no dia 14 de abril, quarta-feira, uma Audiência Pública com o tema: REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, Urbana e Rural. O evento será no salão do Rotary Club, às 19h00. O objetivo do trabalho será debater as distorções urbanas e as ocupações territoriais irregulares, bem como seu efeito negativo para a sociedade.


A reunião será coordenada pela Câmara Municipal e contará com a participação de autoridades e especialistas da área. O trabalho irá auxiliar o Poder Público na execução de ações para o ordenamento do território urbano e rural.


Participe!