segunda-feira, 17 de maio de 2010

Educação

Vereador Maricelso Participa de Reunião
.
.
Na últimas semanas, o vereador Maricelso Ribeiro (PC do B) participou de duas reuniões promovidas por professores municipais em parceria com a APP Sindicato - Ponta Grossa (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná). O encontro ocorreu no prédio da Câmara Municipal e serviu para que as professoras conhecessem o trabalho e a atuação da entidade.
.
O vereador Maricelso participou dos trabalhos como convidado das professoras. Ele, que fez parte por vários anos da diretoria do Nucleo Sindical de Ponta Grossa, disse que sempre buscou mobilizar os profissionais da educação a lutarem por seus direitos. "Conseguimos contribuir na reunião com a nossa experiência, como sindicalista e como representante da população. Era preciso que a categoria se mobilizasse pela luta da classe, sem medo de represálias".

Na última quinta-feira houve reunião de assembléia e filiação do sindicato, onde foi eleita uma comissão. O objetivo será buscar melhorias para a classe e discutir plano de carreiras dos professores.

sábado, 15 de maio de 2010

Câmara Mirim

Reunião esclarece dúvidas dos “Vereadores Mirins”
.
Na última terça-feira (11), a Câmara realizou uma reunião com candidatos e representantes de Escolas Municipais para explicar sobre o processo eleitoral do Projeto “Câmara Mirim”. O encontro serviu também para que cada estudante inscrito recebesse um número para o desenvolvimento de sua campanha, (a partir do 100, para não caracterizar interferência partidária) e esclarecesse dúvidas sobre o assunto. O debate foi conduzido pela Presidência da Casa, vereador Maricelso Ribeiro (Pc do B) juntamente com a Comissão Eleitoral, formada pelos vereadores Dalney Bueno (PPS), Edson Staron (PSB) e Tânia Dátola de Mello (PSDB).

>>> Número de Candidatos


A eleição terá 126 candidatos concorrendo para nove vagas. Ao todo, foram inscritos mais de 150 alunos. Algumas das candidaturas foram canceladas (indeferidas), pois existiam vários estudantes com idade inferior a 12 e superior a 15 anos, o que a Lei Municipal N º. 1.713/2009 (institui a Câmara Mirim), não permite.

Participarão sete instituições de ensino em três categorias: alunos de 5 e 6 série (serão 27 candidatos para três vagas); de 7 e 8 série (serão 87 concorrentes para três vagas); e estudantes das séries iniciais do Ensino Médio (Serão 12 candidatos para três cadeiras). O Colégio Estadual Jorge Queiroz Netto (CEJQN) teve maior número de inscrições, totalizando 101 candidatos, seguido pelo Colégio Professor Leandro Manoel da Costa com 30 inscritos. O Colégio Rivadávia Vargas e a Escola Eurides Martins (Bairro Capinzal) terão oito (08) concorrentes. O Colégio Santa Marcelina, a Escola Pedro Solek (Bairro Piraí Mirim) e Escola Padre Anchieta (Bairro Ressaca) terão dois (02) representantes cada.

A Campanha eleitoral se iniciará nesta semana e a eleição será no próximo dia 28 de maio (sexta-feira), das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h00. Cada eleitor terá que votar três vezes, sendo um voto para cada categoria. Em todas as escolas haverão urnas e todos os alunos com idade entre 12 e 15 anos terão direito a votar . A apuração e a contagem ocorrerão no Colégio Jorge Queiroz Netto a partir das 16h30.

Conforme o vereador Maricelso Ribeiro, o número de candidaturas superou as expectativas da Câmara Municipal. Ele explicou que o aluno, para ser um vereador, terá que ser responsável primeiramente com a disciplina e média em sua escola. Da mesma forma, destacou que o projeto incentiva à participação desde cedo dos jovens nas decisões importantes da sociedade. “Cada aluno tem que entender que toda proposta do município passa pela Câmara. Por isso é preciso que compreendam que o Legislativo é um espaço de debate para melhorar a vida da comunidade”.
.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Câmara Cheia

.
Estudantes acompanham reunião dos vereadores

.

A Câmara Municipal de Piraí do Sul esteve lotada, na última segunda-feira (10), com a presença de muitos alunos dos cursos de Secretariado, Vendas e Recursos Humanos do Colégio Estadual Jorge Queiroz Netto (CEJQN). A visita, conforme o Professor Cezar Roberto Weigert, serviu para que os estudantes observassem o funcionamento do Poder Legislativo e aprofundassem seus conhecimentos sobre legislação.

>>> Na oportunidade os estudantes acompanharam a participação do Secretário Municipal da Fazenda, Júlio Antonio Mainardes e do Contador da Prefeitura, Neuton Prestes, que ocuparam a Tribuna da Câmara Piraiense. Os servidores participaram da sessão, após convocação feita pelo Poder Legislativo. Os funcionários fizeram esclarecimentos aos vereadores sobre o Projeto de Lei do Executivo, em trâmite, que autoriza a contratação de operações de créditos com a Agência de Fomento do Paraná S/A, num valor de aproximadamente 1, 7 milhões de reais.
.
De acordo com a proposta os recursos solicitados serão utilizados para a compra de cinco veículos de transporte escolar, uma máquina retroescavadeira e duas motoniveladoras. As dúvidas dos vereadores estiveram relacionadas com a legalidade da matéria e a questão do endividamento do município.
Os secretários responderam às perguntas do plenário, comentaram sobre outros assuntos de suas pastas e se colocaram à disposição para qualquer outro esclarecimento.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Requerimento

Vereador envia pedido a Deputados Federais


O vereador Maricelso Ribeiro (PC do B) enviou, no último dia 27, a todos os Deputados Federais do Paraná, um Requerimento solicitando aprovação do Projeto de Lei 2.733/2008, referente à Propaganda de Bebidas Alcoólicas. O documento, assinado por todos os vereadores, discute o tema como “um grave problema de saúde pública” e pede para que os congressistas tenham seriedade na votação.

Segundo o vereador Maricelso, a proposição foi formulada a partir do debate com o Conselho Estadual Anti-drogas do Paraná. Conforme Ribeiro, o assunto, que será votado em breve na Câmara Federal, necessita muito da manifestação das representações da sociedade. “É preciso que a população fiscalize e combata os atos que não somam em nada, na formação de um cidadão consciente responsável e com saúde”, defende.

De acordo com o documento, a grande exposição à propaganda é responsável pelo consumo cada vez mais precoce e abusivo do álcool no Brasil. Ainda segundo o requerimento, as bebidas, em especial cervejas, são patrocinadoras de eventos esportivos, musicais e outros shows dando a entender que juventude combina com consumo de álcool, transformando o ato de beber em algo banal e corriqueiro.
.
REQUERIMENTO Nº 022/2009.



EXMOS SENHORES CONGRESSISTAS
BRASÍLIA - DF


MARICELSO RIBEIRO, Vereador - Presidente da Câmara Municipal de Piraí do Sul – Paraná, no uso de suas atribuições que lhe é conferida pela Constituição Federal e do Regimento Interno desta Casa de Leis, depois de ouvido o plenário, vêm respeitosamente à presença de Vossa Excelência, através do presente, expor, para requerer, ao final, o que segue:
.
Está em tramitação em regime de Urgência Constitucional o PL 2.733/2008 que trata da ampliação do conceito de bebida alcoólica para efeito de propaganda. Tal projeto visa colocar as bebidas fermentadas na mesma classificação das destiladas, algo que vejo como necessário.
.
É fato que a alta exposição à propaganda é responsável pelo consumo cada vez mais precoce e abusivo do álcool no Brasil. Bebidas alcoólicas, em especial cervejas, são patrocinadoras de eventos esportivos, eventos musicais e shows que atraem jovens dando a entender que juventude combina com consumo de álcool, transformando o ato de beber em algo banal e corriqueiro, algo que tem de ser diferente pois quanto mais tarde o jovem começa a beber, menor a probabilidade de descambar para o alcoolismo.
.
Pela primeira vez no País, a propaganda de bebidas alcoólicas tem a oportunidade de ser tratada pela Câmara Federal devidamente como um grave problema de saúde pública, que onera sobremaneira o sistema de saúde, o sistema judicial, o sistema penal e outros equipamentos públicos.
.
Ao aprovarem o PL 2.733, os nossos Deputados Federais irão contribuir para a prevenção dos danos à saúde e à vida, sobretudo poupando nossas crianças da deseducação que a propaganda faz.
.
Assim sendo, na qualidade de Presidente do Poder Legislativo do Município de Piraí do Sul e brasileiro responsável, me dirijo a Vossas Excelências para informar que estarei atento ao desenrolar da votação, esperando que seu voto seja a favor da aprovação da lei e a favor das crianças brasileiras.
Nestes Termos, Pede Deferimento.

Piraí do Sul, 26 de abril de 2010.


Maricelso Ribeiro
Presidente

terça-feira, 4 de maio de 2010

Entrega de Moção


>>>MOÇÃO DE APLAUSO DE RECONHECIMENTO



O vereador Maricelso Ribeiro (PC do B) homenageou, no último dia 26, o Professor Hélio Saldanha Junior através de Moção de “Aplauso e Reconhecimento”. O edil destacou o trabalho desenvolvido à frente do voleibol Piraiense e a dedicação como incentivador do esporte no município. A moção foi aprovada por todo o legislativo.

Na ocasião, Saldanha recebeu um diploma da Câmara de Vereadores. A entrega contou com a participação de alunos, amigos e familiares do Professor. Os vereadores parabenizaram a dedicação de Saldanha e assinaram a moção juntamente com o vereador Maricelso.