segunda-feira, 5 de julho de 2010

Câmara Mirim - Sessão

.
Vereadores Mirins iniciam trabalhos no Pequeno Legislativo



A CÂMARA MIRIM de Piraí do Sul iniciou suas atividades no último dia 24/06. A sessão dos Pequenos Vereadores teve a apresentação de um ofício, uma indicação e uma Moção. A reunião também definiu os componentes das Comissões Permanentes do Pequeno Legislativo: Comissão de Legislação, Justiça e Redação; Comissão de Educação, Cidadania e Defesa do Consumidor; e Comissão de Lazer e Direitos da Criança e do Adolescente, Cultura e Meio Ambiente.


O Vereador Mirim Lucas Santos Pereira foi autor de duas propostas. Na indicação, destinada à Câmara Adulta, o pequeno vereador solicita que seja implantada uma Semana Cultural em Piraí do Sul, durante as férias dos estudantes. No ofício, ele pede que seja verificada a qualidade da água consumida no Pavilhão Cultural, uma vez que trouxe problemas de saúde a jovens esportistas piraienses.


Os vereadores apresentaram também uma Moção de Aplauso e Reconhecimento à Câmara Adulta pela iniciariva de denominar o Centro de Atenção à saúde da mulher e da criança, com o nome "Elias Avais Netto". O texto foi em nome de todos os pequenos vereadores.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

1º Semestre

Na última segunda-feira (28), a Câmara Piraiense encerrou o primeiro semestre dos trabalhos Legislativos. As sessões ordinárias voltarão apenas no início do mês de agosto.

Em seis meses, sob a presidência do vereador MARICELSO RIBEIRO (PC do B), a Câmara realizou 18 reuniões ordinárias e quatro extraordinárias. Ao todo, 37 Projetos de Leis foram analisados pelo Legislativo. Além disso, os vereadores apresentaram 114 Indicações, 38 Requerimentos, quatro Resoluções e nove Moções.
.
>>> Destaque

Cidadania: A grande mobilização do Legislativo, nos primeiros seis meses, foi a execução do programa “Câmara Mirim”, de autoria do vereador Maricelso, um trabalho inédi
to na região. O projeto movimentou escolas e estudantes com o objetivo de despertar nos jovens alunos um espírito consciente e de responsabilidade com seu meio social. “Uma semente que pudemos plantar buscando transformação e mudança em nossa comunidade”, enfatizou o vereador Maricelso. Mais de mil alunos participaram da eleição, votando em 126 candidatos entre as sete escolas cadastradas. Nove vereadores mirins foram escolhidos e iniciaram suas atividades no final do mês de junho.

Infraestrutura: O vereador Maricelso Ribeiro elaborou muitas indicações para melhorias das estradas rurais. Além disso, esteve preocupado com problemas nos bairros da cidade: melhorias no bairro Jardim Fidelis Maciel; esgotamento de fossas no bairro Itiberê; operação tapa-buracos no asfalto de ruas do município; cascalhamento e nivelamento de ruas; melhorias na iluminação pública, entre outros.

Outro projeto em que a Câmara se mobilizou, com a iniciativa do vereador Maricelso, foi a discussão sobre Regularização Fundiária. Por causa disso, foi convocada uma Audiência Pública para buscar soluções e promover melhorias para várias famílias da cidade. O evento, contudo, foi cancelado por uma decisão judicial.

Segurança: Em relação à Segurança Pública, em março, o vereador Maricelso Ribeiro (Pc do B) juntamente com o Deputado Estadual Péricles de Mello (PT-Ponta Grossa), acompanhado dos vereadores Dalney Bueno, Antonio Cirineu Teixeira, Edson Staron e Henrique Kusdra estiveram em audiência na Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná. A reunião fo
i agendada pelo Deputado Péricles atendendo à solicitação do presidente da Câmara, vereador Maricelso.

Na ocasião foram recepcionados pelo Chefe de Gabinete da Secretaria, Rogério Gonçalves Thomé, onde informaram as deficiências da atual estrutura das Policia Civil e Militar de Piraí do Sul. Também comentaram sobre a necessidade da implantação da patrulha escolar e sobre o funcionamento do serviço 190. No último mês, o município foi beneficiado com uma nova viatura, prometida pelo secretário nesta reunião. “O trabalho foi eficiente. Estamos esperando que outras reivindicações ainda sejam atendidas”, disse Ribeiro.

O vereador também fez proposições referentes à implantação da Guarda Municipal. Participou de reuniões do Conselho Comunitário de Segurança; ministrou importantes palestras sobre o consumo de drogas e álcool em várias escolas piraienses.

Educação: outro acontecimento relevante foi a luta junto às professoras municipais na discussão do Plano de Carreiras. O Vereador esteve atento aos questionamentos das professoras. Prova disso que promoveu uma reunião com o Secretário de Educ
ação para expor problemas da classe.

- Participação e apoio na implantação do Programa Segundo Tempo, que fornece educação em tempo integral para os alunos do Colégio Leando Manoel da Costa.

Esporte: no mês de abril reunião com Professores de Educação Física para discutir projetos na área em Piraí do Sul.
- Apoio e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Professor Hélio Saldanha junto à Liga de Voleibol do Paraná.

Incentivo à prática esportiva. Um dos autores da emenda que alterou recursos que iriam para publicidade, para serem investidos em quadra esportivas no município.

Presidência da Câmara: luta pela independência dos poderes. Segundo a análise do vereador Maricelso Ribeiro (PC do B) a Câmara tem cumprido, nos últimos meses, seu papel e
nquanto fiscalizadora. Conforme ele, as discussões serviram para que o Executivo “acertasse” as matérias para que nenhum assunto fosse aprovado inconstitucionalmente. A primeira parte do ano da Câmara Piraiense teve o debate de vários assuntos polêmicos. As atividades iniciaram com a votação do veto às emendas à LOA (Lei Orçamentária Anual). Somado a este o plenário fez amplos debates sobre a proposta que inseria artigos no Orçamento Anual, onde o Prefeito solicitava 35% para movimentação de crédito via decreto.
.
Comunidade: O edil destacou a participação da comunidade julgando os atos de todos os vereadores. “A comunidade Piraiense está, cada vez mais, observando o trabalho da Câmara e individualmente as atitudes de cada vereador”.
.
>>> Atuação individual de cada vereador:

REQUERIMENTOS 38

Maricelso Ribeiro (Pc do B): 27
Dalney Bueno (PPS): 07
Alfredo Milléo (PMDB): 02
Tânia Dátola de Mello (PSDB) 01
José Pedro Teixeira (PT) 01

PROJETOS DE LEIS - LEGISLATIVO 05

Maricelso Ribeiro (Pc do B): 03
Dalney Bueno (PPS): 01
Tânia Dátola de Mello (PSDB): 01


INDICAÇÕES 114
Dalney Bueno (PPS): 44
Maricelso Ribeiro (PC do B): 40
Tânia Dátola de Mello (PSDB): 12
Henrique Kusdra (PSDB): 11
Marcos Krubniki (PMDB) 03
Alfredo Milléo (PMDB): 03
José Pedro Teixeira (PT): 01

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Especial

.
Não precisa ser “político”, basta ser “cidadão”!
.
* Por Maricelso Ribeiro

.
O que move o mundo são dois poderes, o “poder político” e “poder econômico”. O que pouca gente percebe é que o poder econômico é conduzido por uma minoria de pessoas que detém o poder político. Antes da eleição a promessa é sempre por uma “participação popular”, mas infelizmente depois da posse a prática tem demonstrado que o “povo não tem vez” nas decisões que podem modificar a sua vida, para pior, ou melhor. Basta perceber que as “audiências públicas” são sempre em horários impróprios para participação das pessoas e o “poder executivo” se acha o “dono da verdade” e “sabedor das necessidades da população”. Dessa forma nem sempre a saúde, segurança, emprego e o bem estar da população são prioridades, e são substituídas em obras desnecessárias e “dê-lhe festa, pão e circo”.
.
Essa argumentação vinda de um vereador parece estranha, mas não deve causar espanto, é que “não sou político”, sou apenas “um cidadão indignado com mandato popular”. Não me conformo que a maioria das Câmaras de Vereadores seja “subordinada ao poder executivo” e que façam vistas grossas ao seu verdadeiro papel de “legislar, fiscalizar e julgar as contas do prefeito”. Quem sabe essa seja a principal razão de eu ser autor da proposta da instituição da “Câmara Mirim” em Piraí do Sul, pois acredito que se alguma coisa tiver que ser transformada será após a conscientização da nossas crianças e adolescentes, que serão com certeza o futuro cidadão.
.
Temos que deixar de nos preocupar apenas com que tipo de planeta vamos deixar para nossos filhos e netos, temos sim que nos preocupar com que tipo de cidadãos vamos deixar para nosso planeta.
.
* Texto publicado no Jornal da Manhã - Ponta Grossa, edição do Dia 01/07/2010 - Tribuna Livre: acesse: www.jmnews.com.br