quarta-feira, 28 de março de 2012

PC do B: 90 anos de História


O Partido Comunista do Brasil alcançou, no último domingo, 25 de março, a marca histórica de 90 anos de existência. Com uma trajetória de enfrentamentos, conquistas e, sobretudo, afirmação de seus ideais socialistas e do seu comprometimento com as classes trabalhadoras e com a nação brasileira.

PCdoB: 90 anos em defesa do Brasil e do Socialismo.

*Por Bruno Ferrari

O Partido foi fundado em 1922 na cidade fluminense de Niterói, quando começou a ser parte fundamental da história do país. O Partido Comunista do Brasil surge em meio a um momento de efervescência cultural, quando os paradigmas conservadores da cultura brasileira são sacudidos pela inovação modernista, se firmando como um segmento revolucionário, progressista. Durante o governo de Getúlio Vargas o partido, fortalecido com Luiz Carlos Prestes, passa a ser perseguido e a tentativa de alienar a população sobre os posicionamentos ideológicos dos comunistas é posta em prática, tudo para atender aos interesses das oligarquias, que perceberam a ameaça do crescimento de um partido que defende os interesses dos menos favorecidos, que luta por justiça social e igualdade.

Mas o Partido Comunista do Brasil não fugiu a luta, enfrentou os momentos de ilegalidade, lutou pelo nosso petróleo, se reorganizou em 1962 e enfrentou bravamente a ditadura militar brasileira. Muitos militantes comunistas foram assassinados pela repressão, sobretudo, na Guerrilha do Araguaia, liderada pelo PCdoB. Foram anos difíceis e mais uma vez os comunistas se mantiveram firmes na defesa da soberania nacional e de uma sociedade livre.

Com o fim dos anos de chumbo, o PCdoB foi imprescindível na construção da nação democrática que vivemos hoje, lutou por uma Constituição que garantisse liberdade e cidadania, foi às ruas com os trabalhadores e com a juventude socialista pela soberania nacional, pelo impeachtment de Collor e contra as privatizações castradoras do governo tucano de Fernando Henrique Cardoso.

Apesar das dificuldades e dos ataques da grande mídia burguesa – liderada pela Rede Globo - que como tantos elementos de castração históricos no país está a serviço dos interesses de uma minoria abastada; o PCdoB seguiu sua luta, construiu uma aliança progressista e formou, junto com o PT e o PSB, a Frente Brasil Popular, elegendo Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da república e inaugurando uma nova era democrática no Brasil. Hoje, o PCdoB segue na luta com a presidente Dilma Roussef pela construção de um país soberano e sem desigualdades.

A história do PCdoB engrandece o partido e orgulha seus milhares de militantes. O prestígio da legenda no país é cada vez maior.

O aniversário dos 90 anos do PCdoB foi uma vitória do socialismo mundial, reafirmando com muita grandeza que a sua força e a sua legitimidade não tombaram com o muro de Berlim, como muitos queriam e tentaram tornar realidade. Aos burgueses e aos castradores da sociedade, uma lembrança: O Socialismo Vive. 


Como cantaram os milhares de comunistas: “Nas ruas, nas praças, da luta não fugiu! Viva o Partido Comunista do Brasil”.

À Elza Monerat, Arcelina Mochel, Astrojildo Pereira, Maurício Grabois, Luiz Carlos Prestes, Telma Regima, João Amazonas, Pedro Pomar e a tantos bravos comunistas que escreveram a história do nosso Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário