terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vereador Maricelso comenta consumo de crack em Piraí do Sul, no Jornal Gazeta de Pirahy

O Jornal Gazeta de Pirahy publicou em janeiro de 2012 uma reportagem sobre o uso do crack em Piraí do Sul, com o título “Consumo de Crack na cidade é alto, diz estudo”. O texto do informativo comenta os dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em 2010, que mostra como anda o consumo da droga nas cidades brasileiras. O guia “Observatório do Crack” da CNM confirma, segundo o jornal, que Piraí está entre os municípios que mais consomem a droga no país.

Diante do fato, a Gazeta de Pirahy procurou autoridades do setor para comentar o estudo da CNM. Além do Delegado de Polícia Civil, Jairo Duarte, e do Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) José Roberto Ferreira, o informativo entrevistou o vereador Maricelso Ribeiro (PC do B), autor da lei que institui o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) em Piraí do Sul. Para Maricelso, o consumo de álcool é o primeiro passo para o uso de drogas como a maconha, a cocaína e o crack:

“Para mim não é novidade porque é claro que do consumo de uma droga lícita, como álcool, o próximo passo será a maconha, cocaína ou crack. O que me surpreende mesmo é que temos aprovado através de lei, a criação do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), da qual sou autor, e até agora esse conselho não ter sido instituído pelo prefeito. Se isso não ocorrer, não haverá verbas para aplicação em políticas de combate a esse mal, e é exatamente isso o que mais me assusta” (Maricelso Ribeiro para o Jornal Gazeta de Pirahy, edição janeiro 2012).

O vereador Maricelso tem sua trajetória na Câmara marcada por várias propostas relacionadas à segurança pública, entre elas: Autor do Projeto que institui o Comad (Conselho Municipal Antidrogas); Autor da Lei que disciplina o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos; Autor de Requerimentos que solicitam destinação de verbas ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg); Promoção de Audiência Pública para debater o consumo de drogas em Piraí do Sul; Elaboração de emenda, com os demais vereadores, para o envio de R$ 210 mil ao Fundo Municipal Antidrogas. Autor de propostas para a implantação de Central de Monitoramento, com câmeras de vigilâncias no município, entre outras.