quinta-feira, 28 de junho de 2012

Câmara aprova projeto que cria "Dia do Evangélico"


O projeto de lei do vereador Maricelso Ribeiro que institui em Piraí do Sul o “Dia do Evangélico”, foi aprovado, em votação final, na sessão da última segunda-feira (25). A proposição segue para avaliação do Poder Executivo. O documento teve aprovação unânime na Câmara Municipal de Piraí do Sul.


Com isso, fica destinado o último fim de semana de outubro para celebrações cristãs, como realizações de cultos, teatros e apresentações musicais A idéia, na concepção do vereador, reconhece o trabalho social e espiritual desenvolvido pela classe junto à comunidade.


A data simbólica, de acordo com o edil, pretende valorizar e não privilegiar nenhum segmento religioso. “Entendemos que a República nasceu laica e precisa continuar laica. A separação entre Igreja e Estado deve continuar para que haja democracia. Não se pretende com esta lei privilegiar um determinado segmento religioso e sim despertar para a fé”, esclarece o autor.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Quatro requerimentos são apresentados pelo vereador Maricelso




Na última sessão do primeiro semestre da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25), o vereador Maricelso Ribeiro apresentou quatro requerimentos. A infraestrutura da cidade foi o principal assunto levantado pelo parlamentar, onde o vereador pede esclarecimentos sobre investimentos municipais. Através destas iniciativas, o vereador cumpre sua função de fiscalizador do dinheiro público. Confira abaixo o resumo das propostas:

- Pontes: Por meio do Requerimento de nº. 049/2012, o vereador pede informações sobre o número de pontes reformadas e construídas no município. O vereador solicita o custo destas obras aos cofres municipais. O documento teve aprovação unânime.

Creches: O vereador questionou o Poder Executivo, através do requerimento N. 050/2012. A matéria pede esclarecimentos sobre a construção de unidade de ensino – CMEI - no município. A proposta pede cronograma de obras para o início das construções.

Eternit: Através de requerimento, o vereador fez novo pedido ao Prefeito Municipal, para obter dados sobre a distribuição de eternit para as pessoas atingidas por fortes chuvas no Bairro Piraí Mirim, em 2011. O vereador também enviou a proposta ao Deputado Hermas Brandão Junior, para que o Governo do Estado informe se ajudou e que tipo de auxílio prestou aos moradores piraienses neste episódio. A matéria ao Prefeito Municipal teve aprovação unânime.

- Indicação nº. 111/2012Sugere ao Prefeito Municipal o patrolamento e o cascalhamento  em rua do Bairro Itiberê.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vereador Maricelso questiona as prioridades Poder do Executivo


Na última segunda-feira, o vereador Maricelso Ribeiro fez uso da palavra livre na sessão da Câmara, para comentar um ofício da Prefeitura, o qual solicita o uso de verbas exclusivas do Legislativo para recuperação de estradas rurais piraienses. O vereador questionou o Poder Executivo sobre a aplicação de verbas destinadas para esse fim e o envio das sobras do orçamento da Câmara nos últimos anos, que totalizaram quase um milhão de reais. O vereador também esclareceu o papel do vereador como agente fiscalizador e enfatizou a separação dos poderes para ampliação da democracia e crescimento do município. Ouça o áudio abaixo:








Sessão da Câmara contou a presença de vários moradores piraienses: 







Sessão 18/06/2012

Confira abaixo as propostas apresentadas pelo vereador Maricelso Ribeiro na sessão da última segunda-feira (18). 


- Indicação N. 104/2012: Sugere a destinação de calçamento para a Rua em frente ao Cemei da Vila Dalcol.

- Indicação N. 105/2012: Sugere a pavimentação na Rua Sérgio Barbosa em frente a Escola Nadir Mainardes.

- Indicação N. 106/2012: Indica a colocação de placa que indique lombada nas proximidades do Colégio Leandro da Costa, bem como a destinação de lombada.

- Indicação N. 107/2012: solicita a  substituição de bancos externos e restauração dos banheiros da Rodoviária Municipal.

- Indicação N. 108/2012: indica a designação de um vigia para atender a Rodoviária Municipal.

- Indicação N. 109/2012: Solicita a colocação de grade de bueiro na Rua 21 de abril, esquina com a Rua Sinhá Mussurunga.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Maricelso solicita medidas para Creches Municpais


Na última semana, o vereador Maricelso Ribeiro apresentou requerimento onde solicita informações sobre os trabalhos das creches municipais (Centro Municipal de Educação Infantil). A iniciativa do vereador pede a contratação de profissionais para atender nas creches durantes os períodos de recesso e feriados. O vereador também questiona os motivos da não contratação de professoras através do Processo Simplificado de Seleção (PSS).


Ouça os comentários do vereador através do áudio abaixo: 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

"Compartilhar e não se submeter"

O vereador Maricelso Ribeiro (PC do B) usou a palavra livre na sessão da Câmara Municipal na última segunda-feira (11). Em sua fala, Maricelso comentou sobre o seu esforço em buscar melhorias para o município, especialmente no setor da educação. 

O vereador explicou os recentes pedidos feitos ao Governo do Estado para trazer benefícios para Piraí do Sul, como: a restauração do Colégio Leandro M. da Costa;  destinação de veículo para o trabalho da Apae. 

O parlamentar lembrou também os recursos que ajudou a trazer para a comunidade nos últimos anos como a implantação do "Programa Segundo Tempo", "Patrulha Escolar" e a construção de muros no Colégio Estadual Jorge Queiroz Netto (CEJQN), quando ainda não era vereador.

O vereador disse que cada setor precisa compartilhar e não se submeter, para conseguir avanços para a cidade. Ouça o áudio abaixo:



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Vereador Maricelso reivindica melhorias para a educação


Melhorias para a Educação. Esta foi a proposta do vereador Maricelso Ribeiro (PC do B) a partir dos requerimentos apresentados nesta semana na Câmara Municipal de Piraí do Sul. Nas proposições o parlamentar sugere a restauração de escola, a melhoria do funcionamento de cheches e a destinação de veículo para a Apae. 

Reforma: O requerimento N. 041/2012, encaminhado ao Deputado Estadual Hermas Brandão Junior, propõe que o Colégio Estadual Leandro Manoel da Costa, faça parte do Programa de Restauração do Patrimônio Histórico da rede pública do Paraná. O objetivo da proposta é restaurar a estrutura do prédio da instituição. A iniciativa segue para a Assembleia Legislativa do Paraná, para que seja viabilizada pelo governo. 

Apae: O requerimento N. 042/2012, também foi endereçado ao Deputado Paranaense Hermas Brandão Junior. A matéria pede intervenção da Assembléia Legislativa do Estado para que seja destinado um automóvel "Van Ducato Minibus Adaptado", para a Apae de Piraí do Sul. A medida visa atender às necessidades especiais dos alunos da entidade piraiense.

Cemeis: Através do requerimento N. 043/2012, o vereador Maricelso solicitou informações  sobre o funcionamento das creches municipais, nos períodos de recessos e feriados. O documento destinado ao Prefeito Municipal, questiona a não contratação de professores para trabalhar nos "Cemeis". Todos os vereadores foram favoráveis à proposição. 

Indicações:

- Indicação N. 098/2012: A proposta sugere a destinação de calçada para pedestres nas proximidades da rotatória da Rua Izidoro Doin.

- Indicação N. 099/2012: A indicação pede a substituição de lâmpadas queimadas no trajeto da Avenida Nossa Senhora das Brotas.
 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Requerimentos visam melhorar a educação piraiense


Para melhorar as condições do ensino em Piraí do Sul, o vereador Maricelso Ribeiro (PC do B)  elaborou dois requerimentos na sessão da última segunda-feira (04) da Câmara Municipal. Em um dos requerimentos, o vereador piraiense pede apoio do Deputado Hermas Brandão Junior, junto ao Governo do Paraná, para que sejam ampliadas as atividades do contraturno escolar do Colégio Estadual Jorge Queiroz Netto (CEJQN) e Colégio Leandro Manoel da Costa. A intenção do parlamentar é que sejam reestruturadas as instalações das instituições, como bibliotecas, banheiros e cozinhas para atender atividades em tempo integral.

Reforma: No outro documento, o parlamentar pede ao Deputado que seja colocado no cronograma de obras do Estado, a reforma das estruturas do Colégio Estadual Jorge Queiroz Netto. As duas proposições seguem para a Assembleia Legislativa do Paraná.

CEJQN

CEJQN


INDICAÇÕES: 

- Indicação nº 096/2012: Sugere a substituição de lâmpada queimada na Rua Geremias Moreira.
- Indicação nº 097/2012: Solicita a colocação de grade de proteção e desentupimento de galeria pluvial na Rua José Manoel Freire.

R. José M. Freire